Pesquisa no Google vai voltar a mostrar tweets entre os resultados

Parceria entre motor de busca e o Twitter foi retomada quatro anos depois e arrancou esta terça-feira.

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O Google tem acesso total aos tweets em tempo real e passa a mostrá-los de forma mais proeminente nos seus resultados Reuters

A partir de agora, numa pesquisa no campo de busca do Google a partir da aplicação para smartphones ou tablets vão também surgir entre os resultados tweets partilhados recentemente com conteúdos que façam referência à palavra ou frase pesquisada. Este é o resultado de uma parceria firmada entre o Twitter e o Google, em Fevereiro, anos depois de ter começado a dar os primeiros passos.

Com base no acordo entre as duas empresas, as mensagens de 140 caracteres criadas pelos mais de 300 milhões de utilizadores activos do Twitter podem passar a figurar de uma forma mais rápida e com mais destaque no motor de busca. O objectivo será firmar a importância do Twitter, com dificuldades em aumentar o número de utilizadores.

Um acordo semelhante tinha sido lançado em 2009 entre as duas empresas, mas ao fim de dois anos a parceria caiu por terra e o serviço foi descontinuado. 

“É uma óptima maneira de obter informações em tempo real quando algo está a acontecer. E é uma outra maneira para as organizações e pessoas no Twitter alcançarem uma audiência global nos momentos mais relevantes”, escreveu nesta terça-feira, no blogue do motor de busca, o responsável sénior pela gestão de produto no Google, Ardan Arac.

Segundo o responsável, esta funcionalidade está apenas disponível em inglês através da app do Google para iOS e Android e em browsers para aparelhos móveis. A ideia é que a curto prazo fique disponível em mais línguas e numa versão para desktop.

Com base na parceria entre as duas empresas, o Google tem acesso total aos tweets em tempo real e passa a mostrá-los de forma mais relevante nos seus resultados. Para já, os resultados parecem variar quando feita uma pesquisa na app Google. Em primeiro lugar podem surgir tweets publicados pela pessoa sobre quem se faz a pesquisa, ou seja, são mostrados os tweets mais recentes publicados na conta de um político, actor ou músico. Noutros casos, surgem em primeiro lugar tweets de pessoas que falam na pessoa em causa e não os que a própria publicou.

Quando é escolhido um dos tweets sugeridos, é feita uma ligação imediata ao Twitter. Se o utilizador da app Google tiver uma conta no Twitter fica aberto o caminho para que faça um retweet da Informação a que acedeu na rede de microblogging.

Para já, o Twitter não adiantou informações sobre que reflexo esta parceria está a ter na rede social. "Estamos a testar o que ressoa mais com os nossos utilizadores e vamos continuar a refinar o serviço daqui para frente", disse, por sua vez, um porta-voz do Google ao Wall Street Journal quando a empresa foi questionada sobre quantas vezes, quando e onde os tweets aparecem nos resultados de uma busca. Segundo a mesma fonte, tudo "depende de uma variedade de factores complexos e é afectado por mudanças em tempo real”. Por isso, os resultados podem “nem sempre aparecer da mesma forma para uma determinada consulta".

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