Ex-coordenadora da PJ detida no Brasil após cinco anos em fuga

Ana Paula Matos foi detida no início deste mês numa localidade do interior do Brasil onde explorava uma padaria

Foto
Portugal e Espanha continuam a ser as principais portas de entrada de cocaína na Europa Sérgio Azenha

Ana Paula Matos tinha sido condenada a sete anos e seis meses de prisão por se ter apropriado de 96 mil euros apreendidos em operações de combate ao tráfico de droga. Explorava uma padaria no Brasil.

A ex-coordenadora da Polícia Judiciária, Ana Paula da Costa Matos, foi recentemente detida no Brasil, país para onde tinha fugido. Em Abril de 2009, foi condenada a uma pena efectiva de sete anos e seis meses de prisão por se ter apropriado de 96 mil euros apreendidos em operações de combate ao tráfico de droga. O Tribunal da Boa Hora, na altura ainda a funcionar em Lisboa, deu como provados os quatro crimes de peculato que o Ministério Público lhe imputava.

A detenção ocorreu no início deste mês numa localidade do interior do Brasil, onde Ana Paula Matos explorava uma padaria, adiantou ao PÚBLICO fonte da PJ. Aliás, a ex-coordenadora terá escapado para o Brasil precisamente por ter naquele país bons contactos que a terão ajudado a estabelecer-se.

Ana Paula Matos foi detida pela polícia brasileira no âmbito de um mandado de captura internacional emitido no âmbito do processo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ que investigou a ex-coordenadora inicialmente.

Portugal espera agora pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça que irá pronunciar-se sobre o pedido de extradição das autoridades nacionais. O PÚBLICO aguarda respostas da Procuradoria-Geral da República que, de acordo com a lei, é a entidade responsável pela recepção e emissão dos pedidos de cooperação com autoridades estrangeiras.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários