Movimento no aeroporto do Porto já ultrapassou os 2,5 milhões de passageiros

Dados do INE mostram que as companhias aéreas nacionais (TAP) perderam uma quota de mercado de 4,4 % no terceiro trimestre de 2015. E que as irlandesas (Ryanair) já têm uma quota de mercado no transporte de passageiros de quase 20%.

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Rita França

O aumento do número de passageiros transportados pela via aérea em Portugal foi de 9,4%, em termos homólogos, no terceiro trimestre de 2015. E o contributo do aeroporto do Porto nestes resultados foi bem expressivo, ao ter registado um aumento de mais de 400 mil passageiros face ao ano anterior, superando a fasquia de 2,5 milhões de passageiros que embarcaram, ou desembarcaram, no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Se o aumento do número de passageiros transportados foi uma constante em todos os aeroportos nacionais (o de Lisboa, por exemplo, registou um crescimento de 8,4%) as taxas de crescimento a dois dígitos registadas no Porto só foram replicadas nos aeroportos dos Açores, que começam a acomodar os impactos da chegada das companhias low-cost ao arquipélago - o aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, movimentou 461 mil passageiros no trimestre, um aumento homólogo de 20% – e no aeroporto de Beja, que registou uma variação positiva de 82,1%, embora, neste caso, sem ter conseguido ir além dos 102 passageiros no terceiro trimestre de 2015. 

Os dados que foram revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostram ainda que as empresas aéreas nacionais, de onde se destaca a TAP, registaram uma perda de 4,4 pontos percentuais na sua quota de mercado, já que foram responsáveis pelo transporte de 36,9% dos passageiros transportados. Os operadores irlandeses, onde se destaca a Ryanair, viram a sua quota aumentada em 3,2 pontos percentuais face ao terceiro trimestre de 2014 – passou dos 16,5% que tinham em 2014 para os 19,7% alcançados no terceiro trimestre de 2015. O Reino Unido, da companhia EasyJet, tem uma quota de 17%, e uma variação de apenas 0,7 pontos percentuais face a 2014.

A capacidade oferecida para transporte de passageiros atingiu os 14,8 milhões de euros no período em análise, dos quais a expressiva maioria (12,2 milhões) se destinam ao tráfego internacional. Se os movimentos de aeronaves (+5,8%) e de passageiros (+9,1%) aumentaram no terceiro trimestre de 2015, neste período acentuou-se a diminuição nos movimentos de carga nos aeroportos nacionais, com os aviões correio a registaram uma queda de 4,9& no trimestre.

Ferroviário também aumenta
Se o número de passageiros transportado pela via aérea tem vindo a aumentar o mesmo se pode dizer do transporte de passageiros pela ferrovia, que regista um aumento pelo quinto trimestre consecutivo, apesar de assistir a um desacelaramento face ao trimestre anterior. No terceiro trimestre de 2015, o transporte ferroviário de passageiros subiu 1,4% (no segundo trimestre havia crescido 1,9%), com um total de 32,3 milhões de deslocações. De acordo com os dados do INE, o tráfego interurbano registou o transporte de 4,1 milhões de passageiros, configurando um crescimento homólogo de 5%.

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