Comissão de acompanhamento da TAP vai ao Parlamento

Proposta do PS foi aprovada por todos os deputados.

Foto
Os interessados têm até 15 de Maio para entregar propostas vinculativas Raquel Esperanca/arquivo

A comissão especial de acompanhamento da reprivatização da TAP, liderada pelo economista João Cantiga Esteves, vai ao Parlamento esclarecer os deputados sobre o processo em curso, por proposta do PS, aprovada por unanimidade.

Na semana passada, o PS requereu a audição da comissão especial de acompanhamento da reprivatização da TAP, que hoje foi aprovada na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, confirmaram à agência Lusa vários deputados.

Até ao final da semana, deve ser fixada a data da audição de João Cantiga Esteves, José Morais Cabral e Duarte Pitta Ferraz, os três elementos escolhidos pelo Governo para acompanhar o processo relançado em Novembro.

No requerimento a que a Lusa teve acesso, o deputado do PS Rui Paulo Figueiredo argumenta que o Governo não tem esclarecido as dúvidas formalmente suscitadas sobre as falhas jurídicas existentes e sobre a documentação em falta e, por isso, "importa esclarecer todas estas matérias e a comissão especial de acompanhamento do processo de reprivatização da TAP pode ajudar a esses esclarecimentos". O PS acusa o Governo de ter recusado "todas as possibilidades de diálogo institucional por forma a encontrar uma solução mais abrangente e consensual para a TAP".

João Cantiga Esteves foi administrador de empresas dos setores bancário, telecomunicações, turismo e agropecuário entre 1980 e 2000 e exerce atualmente funções de sócio diretor da empresa de consultoria em mercados financeiros e gestão de riscos Ephi-Ciência Financeira, sendo igualmente professor universitário.

O economista José Morais Cabral foi fundador da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e membro da sua comissão executiva até 1980, sendo atualmente presidente do Conselho Fiscal da Generis Farmacêutica.

Duarte Pitta Ferraz é licenciado em Direito e doutorado em Business Administration, tendo exercido atividades de direção no Banco Comercial Português, Banco Millenium Angola, SOFID (Sociedade Financeira para o Desenvolvimento), Millenium Bank (Grécia) e Bank Europa (Turquia).

Os interessados na TAP têm até 15 de Maio para a entrega de propostas vinculativas.

Sugerir correcção
Comentar