Sonae reforça internacionalização da MO com entrada em Moçambique

Primeira loja na África Subsariana aberta em regime de franchising.

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Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae, reforça internacionalização dos negócios de retalho especializado. Daniel Rocha

A Sonae vai expandir as suas actividades de retalho especializado a nível internacional com a abertura da primeira loja da MO em Moçambique, uma opção inserida na estratégia de diversificação geográfica que pretende “conjugar mercados desenvolvidos com países com forte potencial e dinamismo económico”, revela esta segunda-feira a empresa, em comunicado.

A marca MO está agora presente em cinco países: Portugal, Espanha, Malta, Bulgária e Moçambique. “Adicionalmente, a MO exporta os seus produtos para França, Bélgica e Roménia, onde a marca é comercializada em lojas de outros retalhistas”, refere o comunicado da  Sonae SR, do grupo Sonae, proprietário do PÚBLICO.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, sustenta que “a entrada da MO em Moçambique marca a abertura da primeira loja das áreas de retalho da Sonae na África subsariana, uma região onde as nossas marcas apresentam um forte potencial de desenvolvimento”.

“A nossa proposta de valor assenta em produtos de qualidade a preços atractivos, adaptando-se a diferentes realidades e contextos, o que está a cativar o interesse de cada vez mais consumidores e parceiros em todo o Mundo. Estamos atentos ao mercado e vamos procurar capitalizar essas oportunidades de crescimento, potenciando a diversificação das nossas receitas internacionais e o reforço da nossa presença”, acrescenta o gestor.

A primeira loja da marca de vestuário da Sonae SR em África está localizada na cidade de Maputo, a capital e maior cidade de Moçambique, que se constitui também como o principal centro financeiro, corporativo e comercial do país.

Com uma área superior a 500 metros quadrados, a abertura da loja concretiza-se sob a forma de franchising (sem que o investidor seja identificado), e fica localizada numa das principais artérias da cidade, e disponibilizando vestuário e artigos adaptados ao clima e cultura local.

Moçambique apresenta uma população superior a 25 milhões de habitantes e, sendo um dos mais pobres do mundo, tem uma das melhores perspectivas de crescimento a nível mundial, estimando o FMI um crescimento superior a 8% do Produto Interno Bruto em 2014 e 2015, com efeitos positivos no consumo e no poder de compra.

Para além da MO, a Sonae tem a cadeia Zippy, especializada em roupa de criança e artigos de puericultura, que está presente em 18 países, com mais de um centena de lojas.

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