Inflação caiu para 0,4% em Agosto

É o sétimo mês consecutivo de queda, mas a tendência de descida de preços abrandou.

Foto
Calçado e vestuário entre as classes de produtos com maior queda de preços NELSON GARRIDO

Os preços caíram em Agosto para 0,4%, o que representa uma desaceleração face ao mês anterior, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados nesta quarta-feira.

Negativa pelo sétimo mês consecutivo, a variação do Indice de Preços ao Consumidor em Agosto ficou 0,5 pontos percentuais acima do valor apurado em Julho (-0,9%), revelando assim uma desaceleração da queda. A alimentação e o vestuário reduziram preços, enquanto a habitação, a água e a electricidade geraram inflação.

O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, registou um índice de variação homóloga de 0,4%. Este valor tinha sido negativo em 0,4% em Julho.

"Esta alteração de comportamento esteve em grande medida associada a uma menor redução dos preços da classe de vestuário e calçado comparativamente com a observada no mês anterior", refere o INE.

A variação mensal do Índice de Preços ao Consumidor foi negativa em 0,2% (-0,7% em Julho) e a variação média dos últimos 12 meses manteve-se negativa em 0,2%.

A habitação, a água, a electricidade, o gás e outros combustíveis, as bebidas alcoólicas e o tabaco, e ainda as rendas efectivamente pagas registaram altas de preços.

A pressionar em baixa estiveram os preços dos produtos alimentares e das bebidas não alcoólicas (-3,2% em Agosto) seguida da classe do vestuário e calçado (-0,7%).

O INE destaca "a significativa moderação negativa da classe do vestuário e calçado", que poderá indiciar "um comportamento diferente dos saldos em 2014, comparativamente com o ocorrido no ano anterior".

Sugerir correcção
Comentar