Paulo Mota Pinto vai presidir ao conselho estratégico do BES

Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi irão integrar o órgão que irá acompanhar a actividade do banco.

Foto

Paulo Mota Pinto, que está indicado para a presidência não executiva (chairman) do Banco Espírito Santo (BES), vai também liderar o conselho estratégico. Ricardo Salgado e o primo José Maria Ricciardi são nomes apontados pela Espírito Santo Financial Group (ESFG) para integrar este órgão, que irá acompanhar a actividade e, ao mesmo tempo, pronunciar-se sobre as decisões estratégicas da sociedade.

Para o conselho estratégico, que terá um máximo de 13 elementos, a ESFG, que detém cerca de 25% do capital do BES, irá indicar ainda Ricardo Abecassis e Mosqueira do Amaral. Terão também assento no órgão o presidente executivo do banco, Vítor Bento, e o presidente da comissão de auditoria.

A indicação de Mota Pinto para a liderança do conselho estratégico deita por terra indicações anteriores, que davam conta de que seria Ricardo Salgado, que vai abandonar a presidência executiva do banco, a assumir o cargo.

Segundo a documentação colocada esta quarta-feira no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), relativos à próxima assembleia geral do BES, o conselho estratégico terá como missão acompanhar a actividade da sociedade e emitir opinião "não vinculativa" para todas as decisões que sejam consideradas estratégicas.

Estão entre elas as aquisições e alienações de bens, parcerias com outras instituições financeiras, abertura ou encerramento de filiais ou sucursais e alterações no perímetro das actividades do banco e das suas participadas.

 

Sugerir correcção
Comentar