H&M regista maior crescimento de lucros dos últimos quatro anos

A companhia sueca planeia abrir 375 novas lojas ainda este ano.

Foto
A empresa encontra-se a apostar no mercado electrónico. NUNO FERREIRA SANTOS

A cadeia de vestiário sueca H&M (Hennes & Mauritz) registou, entre Março e Maio deste ano, o maior crescimento nos lucros dos últimos quatro anos. O novo formato das lojas e a expansão na internet foram algumas das razões apontadas para este aumento.

A segunda maior cadeia de venda de roupa da Europa registou, no trimestre que terminou a 31 de Maio deste ano, um aumento nos lucros de 25% para 5,81 mil milhões de coroas suecas (645,4 milhões de euros, ao câmbio actual) em relação ao mesmo período do ano anterior, noticiou a Bloomberg com base num comunicado da empresa. Segundo a H&M, Junho também arrancou de forma positiva.

A empresa encontra-se a investir em novas formas de vender os seus produtos, nomeadamente através do comércio electrónico, tendo intenções de estar presente, através de plataformas online, em dez novos mercados até ao próximo ano. Para além disso, está também a investir na expansão física para novas geografias, com planos para abrir 375 novas lojas ainda este ano.

Contrariamente ao crescimento nos lucros da empresa, a margem bruta desceu para 60,8% no trimestre em análise. 
A agência noticiosa adianta ainda que a companhia sueca irá colocar uma nova colecção de sapatos em algumas lojas espalhadas por nove países, bem como no no mercado electrónico.

Um dos grandes competidores da marca, a espanhola Inditex, dona de cadeias de vestiário como a Zara, a Massimu Dutti e a Pull & Bear, registou no primeiro trimestre deste ano uma queda de 7,3% nos lucros.

Texto editado por Raquel Almeida Correia

 

Sugerir correcção
Comentar