Estradas de Portugal quer poupança de 1451 milhões de euros em duas subconcessões

Acordos têm ainda de ser verificados por sindicatos bancários, tutela e Tribunal de Contas.

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Ex-Estradas de Portugal era a responsável pela estrada onde se encontrava a tampa de saneamento que provocou o acidente Enric Vives-Rubio (Arquivo)

A Estradas de Portugal (EP) anunciou esta quarta-feira que alcançou acordos com as concessionárias do Baixo Alentejo e do Algarve Litoral que permitem poupanças totais de 1451 milhões de euros a partir de 2015 e 50 milhões já este ano.

A empresa dirigida por António Ramalho informou que “os acordos celebrados encerram esta segunda fase negocial que, nestes casos, tinha uma urgência especial, dada a interrupção das obras que se verifica desde 2011” e que serão retomadas pelas concessionárias – SPER e RAL, respectivamente – no próximo mês de Julho.

Ainda sujeitos a verificação por parte dos sindicatos bancários envolvidos, do Estado e do Tribunal de Contas, os acordos prevêem, segundo a EP, uma poupança de 944 milhões de euros na subconcessão do Baixo Alentejo e de 507 milhões de euros no caso do Algarve Litoral, referindo-se aos pagamentos a realizar pela empresa “ao longo do período das subconcessões, com início apenas em 2015 e após a conclusão das obras”.

Segundo a EP, fica agora assegurada a conclusão das obras previstas “para a A26/IP8 entre Sines e Relvas Verdes, para a A26-1/ER261-5, entre Sines e Santo André, a construção da A26 entre o IC1 e Santa Margarida do Sado, concluindo a ponte sobre o rio Sado”, garantindo também a requalificação do IP2 entre São Mansos e Castro Verde.

O IC33, entre Roncão e Grândola Norte, e o IC1, entre Marateca e Grândola Sul, vão ser “reintegrados na jurisdição da Estradas de Portugal”, que vai “equacionar” a requalificação do IC1 através do seu plano de proximidade.

No caso da subconcessão do Algarve Litoral, “o acordo agora celebrado assegura a requalificação da EN125 entre Vila do Bispo e Olhão, bem como a conclusão das Variantes de Faro, Lagos e S. Lourenço/Troto”, sendo as restantes estradas - num total de 100 quilómetros - também reintegradas na jurisdição da empresa e ficando a requalificação da EN125, entre Olhão e Vila Real de Santo António, de ser “equacionada” pela companhia à luz do plano de proximidade.

"Em ambas as subconcessões serão executadas as medidas necessárias à salvaguarda da segurança de pessoas e bens e à minimização dos impactos ambientais na área afectada pelas obras que não serão concluídas", refere a EP.

 

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