Jerónimo Martins quer 11 lojas de concorrente na Polónia

Plano de expansão prevê três mil supermercados Biedronka até 2015. Polónia pesa 65% na facturação do grupo português

Foto
Cadeia polaca da Jerónimo Martins lidera nas vendas do retalho alimentar

A Jerónimo Martins, dona da cadeia de hard discount Biedronka, assinou um acordo com a concorrente polaca Marcpol para a compra de 11 lojas. Fonte oficial do grupo, liderado por Pedro Soares dos Santos, confirmou esta “possível aquisição” que está dependente da luz verde da Autoridade de Concorrência da Polónia, a UOKIK.

A notícia foi avançada pela imprensa local que dava conta do pedido de autorização feito junto do regulador a 7 de Março. “Esta operação insere-se no plano de expansão previsto para a Biedronka”, adiantou ao PÚBLICO fonte oficial da Jerónimo Martins.

Até 2014 a empresa portuguesa quer ter três mil lojas na Polónia e, no ano passado, inaugurou 268 novas unidades e dois centros de distribuição. No total, tem 2393 supermercados em todo o país e é líder de vendas no retalho alimentar. A facturação atingiu os 7700 milhões de euros em 2013. Além da Biedronka, a Jerónimo Martins tem ainda 104 lojas Hebe, de produtos de beleza e bem-estar, e 36 farmácias Apteka Na Zdrowie.

A Polónia é hoje o maior mercado para a Jerónimo Martins: 65% das suas vendas em 2013 tiveram origem naquele país. O grupo registou receitas globais de 11800 milhões de euros no ano passado.

Das três mil lojas Biedronka que deverão abrir nos próximos dois anos, 50% serão em grandes cidades. Para entrar no mercado de proximidade, a Jerónimo Martins também vai expandir-se através de unidades “do tipo franchisadas” para as áreas rurais, à semelhança do que fará em Portugal com o Pingo Doce. Nos próximos dois anos, o grupo prepara-se também para abrir no mínimo 200 novas lojas Hebe.

No relatório e contas de 2013, Pedro Soares dos Santos sublinha que “o abrandamento do crescimento do consumo na Polónia, a par do rápido crescimento do retalho de proximidade e conveniência, intensificou o ambiente concorrencial no país, que registou um forte aumento da actividade promocional por parte das várias cadeias.

Além da Polónia, a cadeia portuguesa está na Colômbia com os supermercados Ara. Espera inaugurar 50 novas lojas este ano neste mercado.

Sugerir correcção
Comentar