Preço das casas volta a cair em Fevereiro, influenciado pelos imóveis usados

Dados do Índice Confidencial Imobiliário revelam queda de 0,1% dos preços, menos que os 0,3% de Janeiro.

Foto
Autarquias estão contra o fim do imposto que é cobrado quando os imóveis são transaccionados. Adriano Miranda

O preço das casas voltou a descer ligeiramente em Fevereiro, mantendo a tendência verificada em Janeiro, ainda que a um ritmo mais lento, revelam os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi), divulgado esta quarta-feira.

A queda do preço da habitação em Portugal (Continente) foi de 0,1% em Fevereiro, abaixo dos 0,3% registados no mês anterior.  A queda foi travada pela evolução dos preços nas casas novas, que cresceram 0,1% em termos mensais, enquanto as usadas caíram 0,3%.

Os dados do ICi revelam, ainda, que a evolução homóloga se manteve em terreno negativo, com uma desvalorização de 0,7% em Fevereiro face ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, esta desvalorização recuperou 0,2 pontos percentuais face à variação homóloga registada em Janeiro.

Os fogos novos apresentaram em Fevereiro preços 0,9% acima face ao mesmo mês de 2013, enquanto nos usados, se verificou uma queda de 1,8%.

Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), após três meses com quedas mensais, o preço das casas subiu 1,1% em Fevereiro face ao mês anterior. Em termos homólogos, os preços mantiveram-se em terreno negativo (queda de 1,2%). As casas novas nesta região apresentaram preços 0,4% acima dos registados em Janeiro, mas em termos homólogos este indicador foi negativo (-1,3%).

Os preços dos imóveis usados subiram 1,7% entre Janeiro e Fevereiro de 2014. Relativamente ao período homólogo, este segmento apresentou uma queda de preços de 1,1% na região.

O Índice Confidencial Imobiliário utiliza como amostra a base de dados do site imobiliário LardoceLar.com, que reúne a oferta de mais de 500 mil imóveis de mais de 1400 empresas de mediação imobiliária.

Sugerir correcção
Comentar