CTT investem 5 milhões no reforço da frota de distribuição

Correios continuam a apostar na eficiência energética e vão ter cerca de 8% da frota composta por veículos eléctricos ou electricamente assistidos.

Foto

Os CTT investiram mais de cinco milhões de euros na renovação da sua frota, que dizem ser “a mais verde do país”.

O orçamento para este ano contempla 184 veículos apresentados nesta quarta-feira e outros dez novos veículos pesados que serão adquiridos até ao final do ano. “Com estas aquisições, 8% da frota dos CTT é agora movida a electricidade ou electricamente assistida”, o que a torna “a frota mais ecológica do país”, explicou a empresa, em comunicado.

Entre bicicletas, motas e carrinhas “são 168 os veículos alternativos em uso no transporte e distribuição de correio”.

Os veículos dos CTT percorrem anualmente cerca de 66 milhões de quilómetros por todas as estradas e ruas do país, pelo que a aposta nestas novas viaturas irá permitir reduzir a sua pegada ambiental “em mais de 1000 toneladas de CO2, o equivalente às emissões anuais geradas por 231 famílias portuguesas”. Vão ainda “poupar 426 mil litros de combustíveis fósseis” ao longo da sua vida útil.

Da nova frota fazem parte 10 carrinhas eléctricas, oito motas eléctricas (construídas propositadamente para o transporte de carga e adaptadas à distribuição), 154 motas de injecção electrónica, seis carrinhas ligeiras, 25 viaturas pesadas e seis atrelados de última geração, que permitirão reduzir a idade média da frota de atrelados. Estes veículos juntam-se às 150 bicicletas electricamente assistidas, adquiridas em 2013.

Sugerir correcção
Comentar