Galp aumenta produção e vendas na recta final de 2013

Resultados do 4.º trimestre reflectem aumento da produção no Brasil.

Foto
No ano passado a Eni encaixou 700 milhões de euros com venda de 7% da Galp Joana Camões (arquivo)

A Galp Energia anunciou esta segunda-feira ter registado, nos últimos três meses do ano passado, aumentos da produção e das vendas, face ao mesmo período de 2012, apesar de algumas quedas da produção face ao trimestre anterior.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Galp Energia apresentou as estimativas operacionais e comerciais da empresa relativas aos meses de Outubro a Dezembro de 2013. De acordo com a petrolífera, nos três últimos meses de 2013, a Galp Energia conseguiu aumentar a produção net entitlement, ou seja, aquela a que a Galp Energia tem de facto direito, em quase 24,1% face ao mesmo período de 2012, reflectindo o aumento da produção no Brasil.

A produção net entitlement – que tem impacto integral nas contas da Galp Energia, uma vez que é a produção a que a empresa tem direito após o pagamento de imposto aos países onde as concessões se localizam – sofreu, no entanto, uma ligeira redução de 0,2% face ao trimestre anterior.

Também o processamento de crude foi aumentado no período em análise, face ao período homólogo de 2012, tendo crescido 13,6%. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, o processamento de crude apresentou uma queda, descendo 4,3%.

Crescimento nas exportações
Quanto às vendas, a Galp Energia refere ter registado crescimento tanto no negócio com clientes directos como nas exportações para fora da Península Ibérica.

Segundo os dados divulgados, as exportações para fora de Portugal e Espanha aumentaram 33,7% no quarto trimestre do ano passado, face a 2012, e também apresentaram uma melhoria de 22,4% em relação ao trimestre anterior.

Nas vendas a clientes directos (incluindo vendas em África), o crescimento foi de 11,6% relativamente ao mesmo período de 2012 e de 2,2% face ao terceiro trimestre de 2013.

A empresa adiantou ainda que a subida das vendas foi registada também no negócio do gás e da electricidade. No primeiro caso (gás), o crescimento anual foi 24,6%, apesar de uma queda de 1,6% em termos trimestrais. No segundo (electricidade vendida à rede), o aumento face ao quarto trimestre de 2012 foi de 41,1%, apesar de uma descida de 2,8% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2013.

Segundo a empresa, o valor médio do dated Brent no quarto trimestre do ano passado foi de 109,2 dólares por barril, menos 0,8% que no período homólogo de 2012 e menos 0,1% do que no trimestre anterior.

A Galp Energia apresenta os seus resultados referentes a 2013 no dia 10 de Fevereiro, sublinhando que os dados agora divulgados são apenas preliminares e podem sofrer alterações até essa data
 
 

Sugerir correcção
Comentar