Comissão Europeia quer saber o que pensam os cidadãos sobre o crowdfunding

Inquérito convida cidadãos, instituições e autoridades a partilhar pontos de vista sobre a forma de financiamento.

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O crowdfunding permite às pequenas empresas uma alternativa aos empréstimos bancários Lara Jacinto/arquivo

Depois do workshop organizado sobre crowdfunding em Junho, a Comissão Europeia lançou agora na sua página online um questionário para avaliar de que forma pode actuar, examinando os “benefícios potenciais e riscos”, informa a Comissão em comunicado.

O comissário europeu para o mercado interno e serviços Michel Barnier considera que esta forma de angariação de fundos “está a ganhar importância” uma vez que “tem o potencial para preencher a falta de financiamento de start-ups assim como estimular o empreendedorismo”.

Se a maioria das campanhas de crowdfunding são estabelecidas a nível local, a CE acredita que várias iniciativas beneficiariam de um maior acesso ao financiamento no contexto de um único mercado europeu. No entanto, a comissão entende que é preciso introduzir algumas salvaguardas para garantir a confiança dos cidadãos neste modo de angariação de fundos.

O crowdfunding consiste, principalmente, no pedido de financiamento (através de doações, empréstimos ou investimentos) para projectos específicos através da internet. Dados do crowdsourcing.org, um agregador informativo sobre esta forma de financiamento, apontam para um crescimento de 65% no continente europeu entre 2012 e 2011.

O questionário está acessível no site da Comissão.
 

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