Ministro da Economia quer "prudência" sobre "sinais" de crescimento económico

O banco Montepio divulgou um relatório, na segunda-feira, que indica que a economia registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano

Foto
Pires de Lima diz que falta capacidade política ao Governo Rui Gaudencio

O ministro da Economia, António Pires de Lima, realçou nesta terça-feira que estão a surgir “sinais” que permitem “alguma confiança” em relação ao crescimento económico de Portugal, mas aconselhou “muita prudência” nesse tipo de análise.

“É preciso dar nota de alguma confiança pelos sinais que estão a surgir, mas também de muita prudência, porque Portugal não pode passar de um registo de oito para 80 do ponto de vista das expectativas económicas”, afirmou.

O ministro falava em Vila Nova de Milfontes (Odemira), quando questionado pela agência Lusa sobre um relatório do banco Montepio, divulgado na segunda-feira, que indica que a economia registou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano.

A confirmarem-se estes dados, tal significa que o Produto Interno Bruto (PIB) português irá interromper um ciclo de 10 trimestres sempre em queda.

As estimativas do Montepio, obtidas através do indicador compósito calculado pelo banco, somam-se às já apresentadas pela Universidade Católica, que tinha previsto um regresso ao crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre, antecipando um aumento do PIB de 0,6%.

António Pires de Lima, que efectua hoje a sua primeira deslocação oficial desde que assumiu a pasta da Economia, remeteu mais declarações sobre estes assuntos para quarta-feira, dia em que visita a Feira de Mobiliário e Decoração de Paços de Ferreira.

“Vou pretender falar sobre matérias económicas, dessas que me está a dar e que são importantes, mais amanhã [na quarta-feira]”, disse o governante.

Pires de Lima vai visitar a 41.ª Capital do Móvel - Feira de Mobiliário e Decoração de Paços de Ferreira, que está a decorrer até ao próximo domingo no parque de exposições daquele concelho.

Na deslocação de hoje a Vila Nova de Milfontes, o ministro da Economia encontrou-se com empresários do sector do turismo e efectuou uma caminhada pelo Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina, implementado pela Associação Casas Brancas.

De tarde, Pires de Lima ruma a Portimão, para uma visita que tem como objectivo identificar as necessidades de investimento para requalificação e revitalização dos portos comerciais do Algarve.

Sugerir correcção
Comentar