Jerónimo Martins aumenta lucros no primeiro trimestre

O investimento na Polónia é o grande responsável pelos bons resultados.

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Grupo que detém o Pingo Doce estreou-se esta semana num novo mercado Enric Vives-Rubio

O Jerónimo Martins viu, no primeiro trimestre deste ano, os seus lucros aumenta em 10,4% para 75 milhões de euros, graças sobretudo ao contributo da Biedronka, a marca do grupo na Polónia.

As vendas cresceram 15,6% para os 2772 milhões de euros, com a Biedronka na liderança e o Pingo Doce a aumentar 5,3% das vendas, sublinha o grupo, em comunicado, divulgado esta quarta-feira. A cadeia polaca representa 67% do total das vendas, três pontos percentuais acima quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado.

O grupo abriu mais 241 lojas no ano de 2012.

 O EBITDA [lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações] foi de 167 milhões de euros, mais  13,6% do que no período homólogo. “O peso do contributo da Biedronka para este resultado aumentou dos 72% verificados no primeiro trimestre de 2012 para 79%, em resultado do crescimento do seu cash flow operacional em 23% (em Zlotys) neste trimestre”, nota o grupo.

O grupo investiu 99 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, 81% do quais na Biedronka. Durante este ano, a Jerónimo Martins prevê investir entre 650 e 700 milhões de euros, dos quais 70% na Biedronka e cerca de 100 milhões de euros na Colômbia.

“O primeiro trimestre de 2013 completou-se, assim, em linha com as nossas melhores expectativas, constituindo uma boa base para a concretização do ano de crescimento consolidado com que nos comprometemos”, disse, citado no comunicado, Pedro Soares dos Santos, Administrador-Delegado do grupo.

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