Nova Plataforma Peço Português promove consumo de produtos de origem animal

O objectivo é a promoção de produtos de origem animal.

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O grande surto de doença das vacas loucas ocorreu em 1992, quando foram detectados 37.311 casos Stefano Rellandini/Reuters

A nova Plataforma Peço Português, que foi apresentada nesta quinta-feira ao Presidente da República, tem como objectivo promover o consumo de produtos nacionais de origem animal e diminuir as suas importações, disse à Lusa um dos responsáveis do projecto.

A Plataforma Peço Português resulta de "um conjunto de organizações ligadas à fileira da produção animal, que inclui a indústria agro-alimentar de produtos portugueses de origem animal: carne, leite e ovos", explicou à Lusa Jaime Piçarra, porta-voz desta nova estrutura.

Entre as associações que integram a plataforma estão a ANEB (engordadores bovinos), ANIL (industriais de lacticínios), FEPASA (federação avícola) ou FPAS (federação de suinicultores), entre outras.

Estas entidades "decidiram juntar-se num apelo à sociedade civil e apostando em parcerias, não só governamentais, mas com outros sectores, como consumidores ou grande distribuição organizada, para o consumo de produtos portugueses".

Isto porque acreditam que "o consumo de produtos nacionais poderá reduzir importações, manter ou aumentar emprego e travar a desertificação, com a certeza que os produtos têm garantias únicas de segurança alimentar, quer sanitário, quer alimentar", apontou Jaime Piçarra.

Além disso, também "potencia as exportações, permitindo equilibrar a balança comercial".

De acordo com os dados da Plataforma, que foi apresentada esta manhã ao Presidente da República, responsáveis governamentais e parceiros do sector, em Belém, a fileira representa 750 mil empregos directos e indirectos.

No ano passado, este sector exportou 640 milhões de euros e importou 1500 milhões de euros.

Jaime Piçarra adiantou que em termos de aves o país tem um nível de auto-suficiência, tal como no leite e nos ovos.

O mesmo não acontece nas carnes de vaca ou de porco, onde Portugal tem uma dependência do exterior em cerca de 25%.

Questionado sobre a existência de programas com o objectivo de consumo nacional como o "Compre o que é nosso" ou "Portugal Sou eu", Jaime Piçarra explicou que esta iniciativa visa complementar as acções já existentes e incide apenas sobre os produtos de origem animal.

A plataforma tem já agendadas várias iniciativas, entre as quais na próxima semana, onde vão ter acções de promoção em vários restaurantes em Lisboa.

Estão também previstas acções com a APED - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Questionado sobre as expectativas, Jaime Piçarra manifestou-se optimista.

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