Valor do arrendamento para comércio de rua ganhar terreno face às grandes superfícies

Foto
As lojas na Avenida da Liberdade são das que pagam mais pelo espaço Dário Cruz/arquivo

O comércio de rua tem estado a ganhar terreno às grandes superfícies em termos dos valores de mercado de arrendamento, segundo informação da consultora imobliária Worx relativa aos primeiros seis meses de 2014.

Na informação divulgada, a consultora imobiliária indicou que nos "últimos anos tem-se assistido a uma correcção da oferta dos centros comerciais, estando agora mais adaptada à realidade actual".

Com a crise e o seu impacto negativo no consumo "assiste-se a um crescimento moderado, em especial no comércio de rua, que tem vindo a ganhar terreno face às grandes superfícies".

Nos centros comerciais (lojas de média dimensão) a renda mensal, em euros por metro quadrado, varia entre dez e 70 euros, com os valores mais altos a serem encontrados na Grande Lisboa, enquanto em retail parks o valor oscila entre cinco e dez euros.

No comércio de rua, a tabela regista valores entre dez e 95 euros por metro quadrado, por mês, com a zona da Avenida da Liberdade e Chiado (Lisboa) a liderar, com valores de mercado entre os 50 e os 90 euros, enquanto no Porto a zona mais cara é Santa Catarina (17,5 a 35 euros).

Segundo a consultora, o comércio de rua está com uma atractividade crescente, especialmente nas zonas mais caras de Lisboa, que "continuam a atrair marcas de luxo", havendo estabilização dos valores de arrendamento nas superfícies comerciais e manutenção ou mesmo ligeira subida das rendas do comércio de rua em zonas prime.

"Desenvolvimento de alguns projectos que se encontravam em standby [suspensos] e aposta na reconversão e reabilitação de superfícies comerciais existentes", foi outra das tendências notadas pela Worx, que acrescentou que o mercado industrial e logístico tem sido um dos mercados mais afectados pela retracção, com a oferta "bastante desajustada em relação à procura".

 

Sugerir correcção
Comentar