Unicer e Central de Cervejas continuam em guerra de quotas

Depois de a Sagres, detida pela Central de Cervejas, ter ultrapassado a Super Bock no final de 2008, pondo fim aos 20 anos de liderança da cerveja da Unicer, dados de Janeiro mostram que a marca da empresa lisboeta continua a roubar quota de mercado à concorrente.

De acordo com a Central de Cervejas, “Sagres reforçou a liderança no mercado cervejeiro em Portugal”, tendo atingido uma quota de mercado de 45,7 por cento no bimestre Dezembro/Janeiro, de acordo com dados AC Nielsen, consultora que acompanha a evolução do mercado.

A empresa destaca que a subida face aos 45 por cento de quota no bimestre Outubro/Novembro do ano passado aumenta “a diferença em 1,1 pontos percentuais face à principal concorrente”, a Super Bock.

Acrescenta ainda que “o aumento de quota de mercado nas cervejas (...) foi fundamental para o crescimento”, nomeadamente, no que diz respeito ao volume de vendas, que atingiu os 613,5 milhões de litros em 2008.

A Unicer defende-se da investida rival frisando que, em termos globais, continua à frente da Central de Cervejas. Analisando todas as marcas de cerveja que produz e comercializa (Super Bock, Cristal e Carlsberg, por exemplo), "detém 50,3 por cento do mercado, mais 2,4 pontos percentuais face à concorrente directa”.

Diz ainda que “um dos principais objectivos de 2009 reside na consolidação da preferência dos portugueses com base na confiança, sem fazer guerras de compra de quotas de mercado”. “A liderança só faz sentido porque tem garantido a sustentabilidade e aumentado a rentabilidade”, remata.

Sugerir correcção
Comentar