Tupperware já não é um negócio exclusivo de mulheres e as vendas não param de aumentar

Fábrica de Abrantes continua a ser a mais produtiva da Europa e Janeiro o mês em que mais se vende.

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Um encontro de vendedores da Tupperware encheu neste sábado o Europarque Fernando Veludo/NFactos

Cerca de 1500 mulheres, e alguns homens, encheram este sábado o auditório do Europarque, em Santa Maria da Feira, para mais um encontro da Tupperware. Com música alta e palmas efusivas da plateia, as melhores vendedoras das últimas semanas receberam presentes, as melhores chefes de grupo também, e a festa durou mais de duas horas.

Inácio Almeida é polícia municipal e chefe de um grupo de 12 demonstradoras Tupperware do distrito do Porto. Também subiu ao palco para receber um chocolate com o seu nome gravado porque o seu grupo esteve no top de vendas da semana 43. “Em vez de ir para o café, resolvi ajudar a minha mulher nas demonstrações”, conta. Não tardou a ser convidado para chefiar um grupo e garante que tem sempre o cuidado de explicar, antes de qualquer demonstração, o que faz um homem entre mulheres. E diz isso mesmo: que em vez de ir para o café, prefere ocupar o tempo a demonstrar as qualidades dos artigos Tupperware. “Os produtos têm de ser bem demonstrados, os produtos têm valor e uma garantia de dez anos”, refere.

Com 51 anos, leva o trabalho extra a sério e já planeou todas as semanas de Janeiro. Esse é o mês que a Tupperware mais factura, embora não avance com números. A estratégia é ser diferente e mostrar que o primeiro mês do ano pode ser mais lucrativo do que o último. E o próximo Janeiro será diferente. No catálogo de vendas estará uma panela de pressão para cozinhar em microondas, apresentada como novidade a nível mundial. Além disso, o ano de 2015 será especial porque a Tupperware faz 50 anos em Portugal. Certamente, haverá mais novidades.

José Pedro é informático, tem 41 anos, e entrou no mundo Tupperware há sete anos. A mulher saiu, ele entrou. Hoje chefia um grupo de quatro vendedoras. “É um extra e é evidente que temos de ter uma relação muito boa com as pessoas que trabalham connosco”. Confessa que há uma ligeira surpresa quando veste a pele de demonstrador, impacto que rapidamente desaparece. O importante é demonstrar todas as potencialidades dos produtos, saber tudo sobre ele para cativar clientes. Por isso, há formações todas as semanas. “Dá algum trabalho na fase de lançamento dos artigos novos, mas chega-se ao fim e compensa”. José Pedro sabe que tem de dar o exemplo. “Se eu não cumprir os objectivos, elas também não cumprem”.

A música continua a sair das colunas. Anunciam-se mais  prémios e não tardará muito a revelar-se que em Janeiro haverá uma viagem de incentivo, um cruzeiro por algumas cidades do Mediterrâneo, a quem mais vendas fizer nesse mês. Pedro Araújo é vendedor de peças automóveis de dia e chefe de um grupo da Tupperware nos tempos livres. Tem 43 anos, está no grupo das “Divas” do distrito de Braga, há oito anos entrou para a Tupperware por incentivo da mulher. Não se arrepende. “É um extra para ajudar nas lides financeiras”, diz. Garante que não há observações por ser homem no mundo dominado por mulheres. “Há cada vez mais homens”. O colega José Fernandes, 57 anos, também de Braga, funcionário público, concorda. Entrou para ajudar a mulher, passados dez anos continua a ser demonstrador. “É mais dinheiro que entra. Todas as semanas temos formação, falamos dos novos artigos”.

Vendas a crescer
O director nacional de vendas, Jorge Santos, abre a sessão e fala de um “ano fantástico”. Os números saltam à vista: as vendas da Tupperware Portugal cresceram 19% de 2012 para 2013 e 21% no primeiro mês deste ano em comparação com Janeiro de 2013, prevendo-se um crescimento acima dos 10% no final deste ano. Em 2013, havia 10.700 demonstradores, a maioria mulheres. Em 2014, são 12.500. A fábrica portuguesa, em Abrantes, tem 400 funcionários, e é a mais produtiva da Europa com 97% dos produtos a serem exportados. 

Jorge Santos salienta a vertente do contacto directo para explicar parte do sucesso da Tupperware. “Quando os produtos são demonstrados em casa das pessoas, quando vêem ao vivo como o artigo funciona, o contexto muda completamente”, refere. Há uma equação que, na sua opinião, faz a diferença. “Demonstra-se o artigo para que o produto mais a demonstração seja um super-produto”. Os ingredientes trabalho, preparação e transpiração, juntam-se e funcionam.

O número de homens na família Tupperware tem aumentado nos últimos anos. Não se fizeram cálculos sobre essas percentagens, mas confirma-se que o mundo da Tupperware não tem apenas demonstradoras, chefes mulheres ou coordenadoras. “Cada vez mais, os homens vêem na Tupperware uma oportunidade de negócio”, comenta Jorge Santos.

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