Trabalhadores do metro de Lisboa juntam-se à semana de protestos nos transportes

Sindicatos estão a marcar acções de protesto contra as privatizações e as subconcessões entre 15 e 19 de Junho.

Foto
Trabalhadores do metro de Lisboa têm convocado sucessivas greves nos últimos meses PÚBLICO/Arquivo

Os trabalhadores da Metro de Lisboa vão juntar-se à semana de protestos nos transportes, com uma greve que decorrerá a 18 de Junho. Num comunicado enviado às redacções, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) refere que a paralisação foi convocada para lutar contra o processo de subconcessão, que também abrange a Carris, e contra a reestruturação interna em curso.

A greve insere-se num plano de acções de protesto de todo o sector dos transportes públicos, de 15 a 19 de Junho. Para dia 17, está também agendada uma paralisação na CP Carga, mas, de acordo com José Manuel Oliveira, coordenador da Fectrans, não deverão ser agendados mais protestos deste tipo, fruto do prazo legal para a apresentação de pré-avisos de greve (que termina nesta quarta-feira).

De qualquer forma, a semana será de contestação, com manifestações e plenários, terminando, no dia 19, com uma acção de rua que envolverá todos os sindicatos do sector. Os detalhes desta iniciativa ainda não são conhecidos.

Este plano foi definido numa reunião que decorreu na segunda-feira e que juntou representantes de empresas como a Metro de Lisboa, Transtejo, TAP, Carris ou STCP. Os sindicatos contestam as privatizações da TAP, da CP Carga, da EMEF e da Carristur (que o Governo quer concluir até ao final da legislatura) e a subconcessão da Metro do Porto e da STCP (já concluída) e a da Metro de Lisboa e da Carris (actualmente em curso).

Sugerir correcção
Ler 5 comentários