Teodora Cardoso: É preciso “melhorar o topo e reduzir a base” da função pública

A presidente do Conselho de Finanças Públicas diz que cortes têm afectado os mais qualificados.

Foto
Teodora Cardoso advoga um Estado mais pequeno. Rui Gaudêncio

A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, criticou, nesta terça-feira, o facto de os cortes na função pública estarem a afectar “mais fortemente” os trabalhadores mais qualificados, que são os que mais falta fazem ao Estado. Questionada sobre se os cortes que o actual Governo tem vindo a aplicar aos funcionários públicos poderão traduzir, de alguma forma, a reforma do Estado, Teodora Cardoso rejeitou.

“Os cortes que têm vindo a ser feitos não têm ido nesse sentido, têm sido cortes horizontais, essencialmente, e eu defendo o contrário. Têm afectado mais fortemente as pessoas com maior nível de qualificação que são a quem o Estado paga pior e de quem tem mais necessidade”, justificou em declarações aos jornalistas à margem do Congresso Nacional de Economistas, a decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Teodora Cardoso defendeu uma Administração Pública mais profissionalizada, mais pequena e menos politizada, ao contrário do que acontece actualmente.

“É necessária uma Administração Pública moderna e profissionalizada”, advogou, destacando que houve em Portugal “um período, que está em parte ultrapassado, de uma Administração Pública politizada ao nível dos gabinetes”.

“Penso que é necessário maior profissionalização dos responsáveis, das pessoas com maior responsabilidade técnica e, por outro lado, não há dúvida que a Administração Pública tem de ser mais pequena”, destacou.

Teodora Cardoso considerou que ao longo de vários anos a Administração Pública foi “alimentada com actividades muito burocráticas, pouco qualificadas e que, consequentemente, alargaram a base sem alargar o topo”.

“Agora precisamos de alargar e melhorar o topo, mas por razões orçamentais de reduzir a base. É um problema difícil, mas que tem de ser resolvido”, reforçou a presidente do Conselho de Finanças Públicas.

Teodora Cardoso recusou comentar as recentes notícias que dão conta de mais cortes nas tabelas salariais dos funcionários públicos e nas pensões de sobrevivência, uma vez que tais medidas deverão constar do Orçamento do Estado para 2014 e que não é ainda conhecido por parte do Conselho de Finanças Públicas, a que preside.

Sugerir correcção
Comentar