TAP pode avançar com empréstimo obrigacionista de 120 milhões

Regulador da aviação civil autoriza empréstimo obrigacionista de 120 milhões na TAP. Privados avançam já com 90 milhões.

Foto
Chineses vão financiar Neeleman na compra de obrigações da TAP Público/arquivo

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou esta sexta-feira a TAP a realizar a emissão obrigacionista de 120 milhões de euros que estava prevista no plano de recapitalização da empresa. A notícia foi adiantada pelo Jornal de Negócios e confirmada pelo PÚBLICO.

Para já, a transportadora vai avançar apenas com a emissão de 90 milhões de euros, o montante que cabe aos accionistas privados (a Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa) subscrever e que se admitia que pudesse abrir a porta à entrada indirecta na TAP do grupo chinês HNA (accionista da Azul, de Neeleman).

Os restantes 30 milhões de euros, do total de 120 milhões, são a fatia do empréstimo que cabe ao Estado, mas que apenas poderá realizar-se depois de concretizado o acordo alcançado no início de Fevereiro entre o Governo e a Gateway de modo a que o Estado detenha 50% do capital da empresa.

A emissão realizar-se-á já na próxima segunda-feira, dia em que está agendada a assembleia-geral da companhia aérea. Esta era uma das operações que necessitava de autorização da ANAC, que em meados de Fevereiro impôs restrições à gestão da TAP enquanto durasse o período de análise da privatização, fechada pelo anterior Governo da coligação em Novembro.

Na deliberação, de 19 de Fevereiro, o conselho de administração da ANAC disse existirem “fundados indícios de desconformidade da estrutura de controlo societário e financiamento” da TAP e da PGA com o regulamento comunitário do transporte aéreo, que obriga a que as companhias de aviação sejam controladas por europeus.

A entrada da HNA, a companhia de aviação chinesa, no capital da TAP veio baralhar ainda mais este caso, visto que se concretizará de forma indirecta, através da Azul, de David Neeleman. O grupo chinês vai investir perto de 400 milhões de euros na transportadora aérea brasileira, da qual detém 23,7%. Parte desse dinheiro será destinado a financiar a Azul na compra de obrigações convertíveis da TAP.

Sugerir correcção
Comentar