Smartphones em Portugal ultrapassam telemóveis tradicionais pela primeira vez

As vendas totais de telemóveis em Portugal caíram 3,3% no segundo trimestre deste ano.

Foto
Os dispositivos móveis podem tornar os contactos com os profissionais de saúde mais fáceis e regulares DR

As vendas de smartphones em Portugal ultrapassaram as de telemóveis tradicionais no segundo trimestre deste ano, o que aconteceu pela primeira vez, representando já 55% do mercado, revelou um estudo da consultora IDC.

Em comunicado, a IDC referiu que as vendas totais de telemóveis em Portugal caíram 3,3% no segundo trimestre deste ano face a igual período do ano passado, para um total de 1044 milhões de dispositivos.

Porém, o segmento de smartphones cresceu 25% face ao segundo trimestre de 2012, com o sistema operativo Android a “dominar as preferências dos consumidores”, tendo alcançado durante este período 82% das vendas totais.

“Apesar de o mercado de telemóveis português continuar em queda, o forte crescimento dos smartphones é um facto importante a destacar. Pela primeira vez, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de telefones tradicionais. Esta tendência continuará a acentuar-se nos próximos trimestres, uma vez que a aposta dos fabricantes continuará a ser em telefones a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização”, disse, em comunicado, o director europeu de investigação da área de telefones móveis da IDC, Francisco Jerónimo.

Por outro lado, a tendência inversa vai ser verificada no campo dos telefones tradicionais, com a redução do número de modelos em loja, “o que contribuirá para que os utilizadores mais indecisos optem por comprar um smartphone, fruto da maior variedade de modelos face à oferta de telefones tradicionais”.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar