Sector têxtil investe 12 milhões de euros em promoção

Programa de promoção envolve mais de 1100 eventos até Junho de 2015.

Foto
Modtissimo, feira de tendências da moda, acolheu esta semana mais de 300 empresas portuguesas. Inês Gama

O sector têxtil vai investir 12 milhões de euros em acções de promoção externa, até ao primeiro semestre de 2015, anunciou esta quinta-feira a ATP, a associação do sector.

Em declarações ao PÚBLICO, Paulo Vaz, director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), adiantou que que o programa apoia a participação de mais de 200 empresas, em 1100 iniciativas, o que representa um recorde de eventos apoiados por uma associação empresarial.

A promoção do sector, que no ano passado exportou 4,2 mil milhões de euros, para 187 países, envolve 35 países, onde se incluem os principais mercados do sector, como Europa e os Estados Unidos, mas também novas geografias.

Paulo Vaz adianta que as empresas do sector estão a registar bons crescimentos em países como a Colômbia, a Rússia, o Japão, o Peru e o Brasil. Segundo o responsável, o continente africano, com destaque para Angola e áfrica do Sul, também se estão a revelar mercados interessantes.

As acções da indústria têxtil são desenvolvidas pela Selectiva Moda, o “braço armado da associação para a internacionalização”, na definição de Paulo Vaz, e responsável pelo Modtissimo, feira da indústria têxtil, que decorreu nos últimos dois dias no Porto, com a participação de mais de 300 empresas.

O sector têxtil exporta mais de 70% da produção e as vendas para fora da zona euro já representam 18% do total. Paulo Vaz garante que a tendência é para que este peso cresça para 20% até 2015 e 25% até 2020.

A indústria do calçado também divulgou esta quinta-feira o seu plano de investimentos em promoção para 2014 e 2015. O sector anunciou o investimento de  20 milhões de euros até  2015, em acções de promoção internacional cujo objectivo é fazer desta indústria "a mais sofisticada a nível mundial".

A associação do sector, a APICCAPS,  adiantou  que  90% do investimento será canalizado para a participação em feiras internacionais.

Segundo a Lusa, entre as novas acções promocionais previstas pela associação está, também, o apoio ao desenvolvimento dos planos de comunicação empresarial de 50 empresas portuguesas de calçado, para que possam "assumir um maior protagonismo e ter uma imagem diferenciada".

O sector do calçado exportou no ano passado 1,7 mil milhões de euros, correspondendo a  95% da sua produção.

Sugerir correcção
Comentar