Sector da água ganhou um quinto dos concursos internacionais entre 2007 e 2014

Inquérito da Parceria para a Água revela que principais projectos estão concentrados na África subsaariana e no Magrebe.

Foto
Empresas do sector da água reforçam presença internacional. RUI GAUDêNCIO

O cluster da água representou um quinto do total de adjudicações a empresas portuguesas entre 2007 e 2014, revela um estudo da Parceria Portuguesa para a Água (PPA).

O documento indica que as empresas ligadas ao sector da água ganharam 64 concursos num total de 305, obtendo 12% do valor adjudicado (121 milhões de euros num total de 941 milhões), estando os projectos concentrados sobretudo na África subsaariana e sendo os concursos financiados predominantemente pelo Banco Mundial.

A análise do balanço das actividades internacionais durante o ano de 2014, que se baseia num inquérito aos associados da PPA, que obteve 75 respostas, revela que quase metade dos inquiridos afirmou que a internacionalização assume um "peso muito significativo".

As empresas em causa, que representam um volume de negócios de 4,2 mil milhões de euros, destacaram também o peso do cluster da água no conjunto da sua actividade (600 milhões de euros).

A maioria das empresas conseguiu concretizar um crescimento nas suas actividades internacionais, confirmando a importância da internacionalização para sector e a manutenção da situação de estagnação no mercado nacional, salienta o estudo.

A África subsaariana e o Magrebe continuaram a ser, no ano passado, os principais pontos de atracção no que diz respeito aos concursos internacionais, mas cerca de 50% das empresas conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico, alguns fora do tradicional enfoque das empresas portuguesas.

A PPA integra 139 associados, entre empresas, centros de investigação, organizações não-governamentais e Administração Pública.

Sugerir correcção
Comentar