Roland Berger contratada para assessorar privatização dos transportes públicos

Metro de Lisboa e Carris estão a trabalhar com a consultora para definir bases do modelo de concessão. Metro do Porto e STCP também já formaram equipa.

Foto
Decisão formal de reversão do contrato de subconcessão tinha sido comunicada à empresa em Janeiro Pedro Cunha

A Roland Berger foi contratada pela nova Empresa de Transportes de Lisboa, que integra a Metro de Lisboa e a Carris, para assessorar a entrega de concessões nos transportes públicos a privados. Uma operação que o Governo quer concretizar este ano.

O grupo, presidido por José Silva Rodrigues, está a trabalhar desde o início deste ano nas bases do concurso a lançar, confirmou fonte oficial. “A Carris e a Metro de Lisboa, em conjunto com o Governo, encontram-se a estudar os modelos de concessão a privados”, afirmou.

A equipa de trabalho inclui membros do executivo, assim como acontece a Norte do país, na nova Empresa de Transportes do Porto, formada pela Metro do Porto e pela STCP. Também nestas duas empresas foi criada uma comissão para estudar os modelos de concessão, que inclui representantes do Governo.

O secretário de Estados dos Transportes, Sérgio Monteiro, tem garantido publicamente que as concessões dos transportes públicos serão concretizadas este ano, estando a ser abordados potenciais candidatos para ajudar a definir os modelos de concessão mais adequados ao mercado.

Estas operações também vão abranger a Transtejo, embora o estudo dos modelos de concessão da transportadora fluvial não tenha ainda começado por se tratar de um processo menos complexo. O PÚBLICO questionou a CP, que também será concessionada, mas não obteve resposta. “A CP não tem quaisquer declarações a prestar sobre esta matéria”, referiu fonte oficial da transportadora ferroviária.

 

 

Sugerir correcção
Comentar