REN compra à Galp Energia por 71,7 milhões a concessão de armazenamento de gás natural

Investimento permite à REN o controlo integral das infra-estruturas de armazenamento de gás.

Foto
REN passa a deter excluivio de armazenamento de gás natural. Rui Gaudêncio

A REN anunciou esta segunda-feira um acordo de trespasse parcial da concessão de armazenamento subterrâneo de gás natural da Galp Energia, por 71,7 milhões de euros.

Com esta operação, que precisa de ser autorizada pelas entidades competentes, a REN passa a ser detentora da totalidade das infra-estruturas de armazenamento subterrâneo de gás natural, actualmente em exploração em território.

Em causa está uma concessão de armazenamento subterrâneo de gás natural localizada no Carriço, concelho de Pombal, detida pela Transgás Armazenagem, subsidiária da Galp Energia.

A REN, através da REN Armazenagem, já tinha actividade concessionada de armazenamento subterrâneo de gás natural em Portugal.

O acordo agora anunciado inclui “a transmissão das duas cavidades actualmente existentes, dos direitos de construção de duas cavidades adicionais e dos demais direitos e obrigações associados a estes activos”, refere o comunicado.

A REN destaca que esta operação “dá continuidade aos seus objectivos e à sua vocação estratégica de operador de infraestruturas de transporte de electricidade e de gás natural”.

Acrescenta que “em resultado desta operação, a relação entre os utilizadores e o operador de infra-estruturas de armazenamento de gás natural passará a ser simplificada, na medida em que passarão a ser unificadas numa única entidade a gestão e publicação de capacidade de armazenagem existente e em exploração, beneficiando também de um relacionamento comercial directo, indo assim de encontro a um objectivo que as autoridades do sector têm procurado desde sempre operacionalizar”.

Sugerir correcção
Comentar