Queda no preço das casas em Portugal abranda no final de 2013

Dados do Eurostat dão conta de descida menor do que no conjunto da Zona Euro.

Foto
Preços subiram em comparação com o trimestre anterior. Nélson Garrido

O preço das habitações em Portugal registou uma descida homóloga de 0,6% no quarto trimestre de 2013, a menor registada durante o ano passado, e subiu 1,4% face aos três meses anteriores, revela o Eurostat.

O gabinete oficial de estatísticas comunitário adianta que o preço das habitações na zona euro caiu 1,4% e 0,1% na União Europeia entre Outubro e Dezembro de 2013, comparando com o mesmo período do ano anterior, e desceu 0,7% entre os países da moeda única e 0,3% entre os 28 Estados-membros relativamente ao terceiro trimestre de 2013.

As maiores quedas homólogas no preço das habitações verificaram-se na Croácia (-4,4%), em Chipre (-9,4%) e em Espanha (-6,3%), enquanto as subidas mais acentuadas foram observadas na Estónia (15,6%), na Letónia (7,9%) e na Suécia (7%).

Na comparação com os três meses imediatamente anteriores, a Hungria (-1,8%), a Espanha (-1,3%) e a Dinamarca e a Itália (-1,2% cada) lideram a lista dos países com maiores descidas.

Já a Letónia (2,7%), a Estónia, a Lituânia (2,6% cada) e a Irlanda (2,5%) foram os países europeus com maiores aumentos nos preços das habitações na comparação com o terceiro trimestre.

Portugal observou um forte abrandamento na queda do preço das habitações em termos homólogos, registando uma descida de 0,6% nos últimos três meses do ano, quando nos três trimestres anteriores tinha registado diminuições de preços de 7,3% (primeiro trimestre), de 4,3% (segundo trimestre) e de 2,9% (terceiro trimestre).

Portugal observou ainda um aumento de 1,4% no preço das casas em relação ao terceiro trimestre.

Sugerir correcção
Comentar