PT abandona marca TMN e aposta no Meo

Zeinal Bava, presidente executivo da PT, anuncia esta segunda-feira a mudança de marca e a nova estratégia da empresa.

Foto
A marca TMN será substituída pelo Meo. Público/arquivo

A Portugal Telecom (PT) anunciou esta segunda-feira o abandono da marca TMN. Os serviços da operadora de comunicações móveis passarão a ser comercializados sob a designação Meo. Num comunicado divulgado pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários, a empresa justifica esta mudança com as “tendências de consumo dos clientes” e com a sua “estratégia para a área do consumo”.

A mudança de marca será comunicada esta manhã no Meo Arena, o antigo Pavilhão Atlântico, pelo presidente executivo da PT Portugal e da brasileira Oi, Zeinal Bava.

“A Portugal Telecom anuncia que os serviços prestados pela marca TMN passarão a ser prestados sob a marca MEO, tendo a TMN realizado uma alteração da sua denominação social para Meo – Serviços de Comunicações e Multimédia”, lê-se no comunicado aos mercados.

A PT garante que os actuais clientes da TMN continuarão a ter acesso aos mesmos serviços e tarifários e poderão continuar a ligar para o mesmo número de atendimento ao cliente (1696), mas passam a ter um novo site.

A Meo já é usada pela empresa para comercializar serviços de televisão, Internet, telefone e, mais recentemente, a PT passou também a disponibilizar sob esta marca um pacote integrado – o M40 – que inclui telemóvel.

Segundo a empresa a alteração do universo das marcas da PT “é um passo lógico num cenário de convergência introduzido em Janeiro de 2013 com o lançamento do M40, o primeiro serviço quadruple-play lançado em Portugal, baseado numa lógica total de convergência fixo-móvel”.

Muito do investimento de promoção tem sido feito na marca Meo. Para além dos anúncios publicitários, entre os quais os protagonizados pelo quarteto do Gato Fedorento, a marca passou a dar o nome ao festival Sudoeste. Esta segunda-feira, a PT anunciou que será lançada uma campanha de comunicação, mantendo a participação dos Gato Fedorento, recuperando alguma personagens do universo TMN.

A TMN é uma marca histórica. A empresa Telecomunicações Móveis Nacionais foi fundada em 1991 e é a mais antiga operadora móvel do país. Usou slogans como “Mais perto do que é importante” e “Até já”. O actual é “Vamos lá”. Em 1995, a TMN lançou no mercado um cartão pré-pago chamado Mimo, uma figura que foi usada em várias campanhas publicitárias e ficou associada à marca. Já no final de 2012, a empresa lançou o tarifário pré-pago Moche, dirigido ao público juvenil. A TMN é também a líder no mercado das comunicações móveis, com uma quota em torno dos 46%, à frente da Vodafone e da Optimus.

No memorando de entendimento no qual a PT e a Oi acordaram a fusão ficado acordado que depois da operação sobreviveriam as marcas comerciais, que, pela sua "elevada notoriedade", continuariam a existir "nas suas respectivas regiões de actuação".

Sugerir correcção
Comentar