PSA aumenta capacidade do terminal do Porto de Sines até final do ano

Capacidade do Terminal XXI aumenta 47% de 1,7 para 2,5 milhões de TEUS.

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Investimento prevê a criação de 100 postos de trabalho e será integralmente suportado pela PSA Miguel Manso

O terminal de contentores do Porto de Sines vai aumentar a capacidade de movimentação em 47%, dos actuais 1,7 milhões de TEUS [medida padrão equivalente a um contentor com 20 pés de comprimento] para 2,5 milhões, até ao final deste ano.

O investimento, de 40 milhões de euros, anunciado nesta segunda-feira em Sines, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, prevê a criação de 100 postos de trabalho e será integralmente suportado pela PSA, a empresa estatal de Singapura, concessionária do Terminal XXI.

Esta nova expansão do terminal de contentores não implica a extensão do período de concessão à PSA, que termina em 2029, e é já, segundo o secretário de Estado dos Transportes, a “entrada na terceira fase” de alargamento do terminal XXI, que está a ser negociada entre o Governo e a empresa concessionária há quase três anos.

“Nós já estamos na fase três, mesmo chamando-lhe fase 2+”, afirmou Sérgio Monteiro, acrescentando que a negociação com a PSA continua, uma vez que “os portos que crescem estão sempre em negociação com os concessionários”.

O governante reconhece a urgência do alargamento do Porto de Sines e sublinha que o problema da capacidade do terminal de contentores fica resolvido para os dois anos seguintes.

“Se não tivéssemos hoje este acordo, no final do ano o porto estava esgotado porque espera-se que em 2015 o Porto de Sines movimente cerca de 1,6 milhões de contentores”, explica Sérgio Monteiro, considerando que com o aumento da capacidade no final de 2015 para 2,5 milhões de TEUS o terminal está a “projectar os próximos dois ou três anos de capacidade e continuaremos a fazer a negociação de maneira que, à medida que o interesse de clientes do porto cresce, haja resposta por parte do Governo e dos privados sem um euro de dinheiro dos contribuintes”.

Comboio em 2019
Sobre a ligação ferroviária de Sines, o secretário de Estado do Transportes afirmou que a ligação até à fronteira com Espanha estará concluída em 2019 e a ligação a Lisboa, para servir o Porto de Lisboa, ficará pronta até 2021.

“Não fomos capazes de iniciar o trabalho em 2014 porque não havia fundos europeus disponíveis”, disse Sérgio Monteiro, garantindo que a obra de construção da nova ferrovia arranca ainda este ano. “A candidatura está feita, estamos a contar que seja aprovada por Bruxelas em Julho deste ano e, se assim for, todos os trabalhos preparatórios terão lugar a seguir para que a obra se inicie ainda durante o ano de 2015”, disse.

"Nós até já temos os fundos do Orçamento de Estado, que nos próximos anos vão ser alocados a estes projectos. Temos a planificação técnica e financeira feita”, acrescentou.

A ligação Lisboa-Sines-Caia, que segundo Sérgio Monteiro vai “custar cerca de 600 milhões de euros” insere-se num plano nacional que pretende electrificar toda a rede ferroviária e ter "ligações a Madrid em bitola europeia, para baixar a factura do transporte em cerca de 40%".

O Governo está “muito confortável com a solução técnica” que encontrou ao dispensar a alta velocidade em Portugal. Comentando a proposta do secretário-geral do PS para uma ligação ferroviária a Badajoz, o responsável pela pasta dos Transportes recordou que “o Governo anterior defendia-a numa versão mais cara, em alta velocidade” para considerar “provado que a mercadoria não precisa de circular em alta velocidade, precisa de circular em bitola europeia a tempo e horas e chegar na data prevista”. 

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