Portugueses gastam mais 53 milhões em compras com o cartão Multibanco

A um mês do Natal, o montante global de pagamentos em cartão aumentou 8,2%.

Foto
Tanto valor médio das compras como valor médio dos pagamentos sofreram um decréscimo. Pedro Cunha

Na última semana de Novembro, os portugueses gastaram mais dinheiro em compras com o cartão Multibanco. A um mês do Natal, o montante de pagamentos em cartão aumentou 8,2%, para 53 milhões de euros, em relação a igual período de 2014, totalizando 699 milhões de euros. No entanto, como o número de compras aumentou a um ritmo superior, mais 11,7%, o valor médio gasto em cada operação baixou de 41 para 40 euros. No total, entre 24 e 30 de Novembro, registaram-se 17,6 milhões de compras através deste sistema.

Quanto a levantamentos, os indicadores caem quer no número de operações, quer no montante. De acordo com os números publicados nesta terça-feira pela SIBS, os portugueses levantaram 512 milhões de euros durante este período, menos 32 milhões de euros que em 2014. O número de levantamentos recuou para 8,1 milhões de euros, contra 8,5 milhões no ano passado.

Tal como a tendência verificada nas compras, o valor médio de levantamentos também sofreu um decréscimo de um euro, passando de 64 para 63 euros levantados por dia.

A SIBS destaca que, em comparação com o ano anterior, se registou um aumento global dos volumes tratados pela rede Multibanco de 6% no número de operações. Quanto ao total do montante transaccionado, ou seja, a soma do dinheiro levantado com o utilizado em compras por cartão, registou-se um aumento de 1,7%. 

 

Sugerir correcção
Comentar