Portugal recupera das quedas no comércio a retalho em Janeiro

As quedas sucessivas no volume do comércio a retalho foram contrariadas em Janeiro, com Portugal a registar a maior subida no indicador da Europa. Mas queda anual mantém-se.

Foto
Comércio em Portugal tem sofrido quedas superiores à média europeia desde Setembro de 2012 José Fernandes

Portugal registou a maior subida mensal no volume de negócios no comércio a retalho na União Europeia em Janeiro, a par com a Roménia; mas é também o terceiro país com a maior queda homóloga do mesmo indicador, de acordo com o relatório do Eurostat publicado nesta terça-feira.

Em comparação com Dezembro, o indicador que mede o volume de negócios registou uma subida de 4,2% em Janeiro, o mesmo valor registado na Roménia. A média da Zona Euro em termos de evolução mensal foi de 1,2%, enquanto a média dos 27 Estados-membros da União Europeia se ficou nos 0,9%.

Os números da evolução mensal de Janeiro mostram o primeiro mês positivo em Portugal desde Setembro de 2012. Desde então, este indicador tem registado uma evolução mais negativa do que a média da Zona Euro e União Europeia.  

A Alemanha e a Bélgica não se afastaram dos números portugueses e romenos, havendo registado um aumento de 3,1% no volume de comércio a retalho. As maiores quedas pertenceram à Dinamarca, com menos 2%, a Malta, que caiu 1,6% mensalmente, e à Finlândia, cuja quebra foi de 1,2%.

Mas, em comparação com Janeiro de 2012, Portugal sofreu uma quebra de 3,9%, a terceira maior na evolução homóloga do indicador de volume do comércio a retalho. Apenas a Eslovénia, com 7,6% negativos em termos homólogos, e a Bulgária, com uma queda de 5,5%, têm contas mais negras neste campo.         

Na comparação homóloga, a Zona Euro registou uma quebra média de 1,2%. Já a União Europeia viu uma depressão menos acentuada do indicador, que caiu 0,9% em termos homólogos.

Bélgica, Luxemburgo e Letónia contrariaram as quedas europeias homólogas, com subidas de 8,4%, 7,1% e 5,2%, respectivamente. 

Sugerir correcção
Comentar