Portugal foi o país da UE em que a venda de carros mais cresceu

Mercado português cresceu quase cinco vezes mais do que a média da União.

Foto
2015 está a ser um bom ano para o sector na Europa Thomas Peter/Reuters

O sector automóvel continua a acelerar na União Europeia e Portugal vai na frente. As vendas no conjunto de Estados-membros cresceram 7,3% em Fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo 924.440 mil unidades. Em Portugal, foram vendidos 14.299 ligeiros de passageiros, o que significa uma subida de 35,6% – de longe, a mais elevada.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes Automóveis, o segundo lugar é da República Checa, com um crescimento de 28,2%, e em terceiro está a Espanha, com 26,1%.

Portugal mantém a liderança também quando se fazem as contas ao total dos dois primeiros meses do ano. Para este período, a subida foi de 32% no caso português e de 7% na média da União, que foi impulsionada pelo desempenho positivo do sector nas grandes economias europeias. No entanto, os dois maiores países em termos de volume – Alemanha e França, que presentam 40% do mercado – tiveram crescimentos abaixo da média, de 4,6% e 5,3%, respectivamente.

O mercado português de automóveis tem vindo a registar melhorias significativas desde meados de 2013, depois de uma crise no sector que afundou as vendas para mínimos dos últimos 25 anos. Os valores, porém, estão abaixo da média desde o início do século e alguns fabricantes já reconheceram que será muito difícil regressar ao nível de vendas que existia antes da crise financeira.

No outro extremo da tabela, a venda de carros caiu na Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Polónia, Letónia e Áustria. Neste último país, as vendas encolheram 25,2% em Fevereiro.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários