Portugal cumpre requisitos para passar 11.ª avaliação da troika, diz presidente do Eurogrupo

Depois da avaliação, Portugal receberá 2500 milhões de euros.

Foto
Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo FRANCOIS LENOIR/REUTERS

A 11.ª avaliação da troika ao programa de ajustamento de Portugal cumpre os requisitos para ser aprovada e permitir o desembolso da próxima tranche de 2500 mil milhões de euros, refere uma carta do presidente do Eurogrupo.

A carta do presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, ao Parlamento holandês, que refere a aprovação, está a ser citada pela agência Bloomberg.

Dos 2500 milhões da tranche que será desembolsada depois da 11.ª avaliação, 1600 milhões são dos dois fundos europeus, sendo os restantes 900 milhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na reunião do Eurogrupo de 10 de Março, a ministra das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, indicou que a discussão sobre Portugal tinha sido um "ponto bastante rápido" da agenda, com a confirmação de que a 11.ª revisão, concluída a 28 de Fevereiro, "correu bem".

Na altura, Maria Luís Albuquerque referiu ainda que, quanto aos "procedimentos remanescentes" para a conclusão do exame regular, estes seriam tratados ao nível meramente técnico, pelo que o 11.º exame não voltará a ser discutido em sede do Eurogrupo.

Sugerir correcção
Comentar