Poder de compra dos portugueses desce para 76% da média da UE

O poder de compra no país mantém tendência decrescente desde 2010 e está entre os três mais baixos da zona euro.

Foto

O produto interno bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em paridades de poder de compra, foi de menos um quarto que a média dos 28 países da União Europeia em 2012 e esteve entre os três mais baixos da zona euro, mostra o relatório do Instituto Nacional de Estatística publicado nesta quinta-feira.

No ano passado, o PIB per capita, expresso em paridades de poder de compra, fixou-se em 76% da média da União Europeia (UE). De 2010 para 2011, este indicador já tinha passado de 80,4% da média europeia para 77%.

Na zona euro, o poder de compra é ligeiramente superior à média da Europa a 28, com 108%, o que faz com que a distância de Portugal em relação aos outros países da moeda única seja ainda mais visível. No grupo dos países da moeda única apenas Grécia (75,3%) e Estónia (71,4%) apresentaram um nível de poder de compra inferior a Portugal, que ocupa assim a antepenúltima posição. A Eslováquia ultrapassou Portugal e apresenta agora um PIB per capita de 76,1% da média europeia.

Para além do recuo no PIB per capita – um indicador do nível de actividade económica –, também houve um decréscimo na despesa de consumo individual per capita, o indicador que reflecte o bem-estar das famílias.

Também este indicador tem recuado em Portugal nos últimos três anos. Ao passar de 83,6% para 80% em 2011, no ano passado a despesa de consumo individual per capita desceu para 77,2% da média da União Europeia.

O país da UE com maior poder de compra é o Luxemburgo, com mais de o dobro da média europeia (263,1%). Seguem-lhe Áustria (129,9%), Irlanda (128,9%) e Holanda (127,6%).
 
 

Sugerir correcção
Comentar