Pescanova consegue crédito de 56 milhões de euros

Dinheiro é fundamental para manter as actividades da companhia pesqueira, que assume um passivo milionário.

Foto
Instalações da Pescanova em Mira Adriano Miranda

O funcionamento no curto prazo da Pescanova está, de momento, assegurado. A companhia, que está sob o regime de protecção de credores, conseguiu que um sindicato de sete bancos lhe concedesse um empréstimo que soma 52 milhões de euros. A Junta da Galiza deverá avançar com um crédito de 4 milhões de euros.

Este valor é fundamental para que a companhia de produtos pesqueiros possa manter a sua actividade operacional e não seja obrigada a quebrar as suas cadeias de funcionamento — da extracção de peixe à transformação e comercialização.

O acordo com os bancos e a Junta foi conseguido pela Deloitte, a consultora económica e financeira que exerce, actualmente, as funções de administradora judicial da Pescanova.

Em comunicado, emitido nesta sexta-feira, a empresa afirma que “o prazo de vencimento desta linha de financiamento é de 10 meses”, e acrescenta que “esta operação constituiu um dos poucos exemplos, no mercado espanhol, de novo financiamento recebido por uma empresa em concurso de credores e permitirá que o grupo enfrente a próxima fase numa situação mais estável do que aquela que tinha no momento em que entrou em concurso” de credores.

Os sete bancos que aceitaram disponibilizar mais liquidez para a Pescanova são já credores, no seu conjunto, de quase mil milhões de euros da companhia pesqueira, que tem a sede em Vigo. Só o Sabadell, um dos subscritores, tem a haver da empresa cerca de 222 milhões de euros.

Por este facto, o sindicato bancário exigiu que em troca do empréstimo a marca da Pescanova e as instalações de que dispõe na Galiza fiquem como aval da operação. Caso falhem os esforços para recuperar a empresa e os seus bens venham a ser liquidados, os valores agora emprestados serão considerados dívida privilegiada. Assim, será reembolsada antes da que reporta a outros credores.

A Deloitte tentou envolver a banca estrangeira no esforço para evitar a ruptura operacional da Pescanova, mas sem sucesso. O alemão Deutsche Bank foi uma das instituições financeiras europeias que recusaram emprestar mais dinheiro à Pescanova — onde a portuguesa Caixa Geral de Depósitos tem, igualmente, uma significativa exposição.

A situação real da empresa galega foi conhecida no final do primeiro trimestre do ano, quando a sociedade se revelou incapaz de reportar as contas referentes ao exercício de 2012. Descobriu-se, pouco depois, um buraco financeiro que ultrapassa os 3000 milhões de euros e uma situação operacional insustentável que levou à intervenção judicial.

O presidente, Manuel Fernandez de Sousa, é acusado de ter vendido acções às escondidas, antes de se conhecer a situação da empresa, e de ter mantido práticas de dupla contabilidade.
 

Sugerir correcção
Comentar