Negócio dos produtos biológicos em Portugal cresce 20% ao ano

Foto
Volume de negócios anual é de cerca de 22 milhões de euros Manuel Roberto

O volume de negócios da agricultura biológica em Portugal atinge mais de 20 milhões de euros e cresce 20% anualmente, com a área cultivada a aumentar 60% no último ano, segundo o Ministério da Agricultura.

Num documento sobre a presença portuguesa na maior feira europeia de produtos biológicos, a Biofach, que decorre até sábado em Nuremberga, o secretário de Estado da Agricultura salientou que a área de produção de produtos biológicos em Portugal cresceu 60% no último ano.

José Diogo Albuquerque, sublinhou a importância desta actividade “para a economia portuguesa que pode aumentar as suas exportações para os maiores e mais exigentes mercados europeus, como a Alemanha que tem um mercado que vale cerca de 5,9 mil milhões de euros por ano e produz apenas para cerca de metade das suas necessidades”.

Pela primeira vez, Portugal esteve representado nesta feira através de 26 produtores de produtos biológicos e pelas Organizações de Produtores Agrobio e Associação de Defesa do Património de Mértola.

O sector estima que o volume de negócios ronda os 20 a 22 milhões de euros por ano, com uma taxa de crescimento de 20%.

Existem em Portugal 5847 produtores agrícolas biológicos que cultivam uma superfície total de 210.981 hectares, o que representa cerca de 5,5% da superfície agrícola utilizada, ligeiramente acima da média comunitária, indica o Ministério da Agricultura.

Sugerir correcção
Comentar