NAER investiu mais de 40 milhões a estudar construção do aeroporto na Ota

Foto
Daniel Rocha

A NAER gastou mais de 40 milhões de euros a estudar a construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) na Ota, Alenquer, uma localização que viria a ser abandonada, indica um relatório do Tribunal de Contas (TC) hoje divulgado.

De acordo com uma auditoria à sustentabilidade de empresas de capitais públicos do TC, “até 31 de Dezembro de 2007, a NAER já tinha despendido cerca de 40,738 milhões de euros em estudos e outros custos empresariais”.

Em 2008, o Governo alterou a localização do futuro aeroporto de Lisboa da Ota para Alcochete.

Segundo o relatório do TC, a mudança da localização do NAL “tem impactos importantes, pois, desde logo, os seus accionistas procederam à entrega de valores a título de adiantamentos para aumentos de capital a realizar no futuro, cujo montante atingiu até 31 de Dezembro de 2009 o valor de 11.964 milhares de euros, perfazendo um esforço global no montante de 49.214 milhares de euros”.

Entre 2006 e 2009 -- período analisado no relatório -- a NAER não registou qualquer volume de negócios, “apesar de ter sido constituída como sociedade anónima sob forma comercial nos termos do Código das Sociedades Comerciais (CSC)”.

No mesmo período, “a NAER registou prejuízos consecutivos, de valor crescente, o mesmo se verificando quanto ao resultado operacional (económico) que permaneceu com valores negativos”.

O esforço financeiro do Estado com a empresa atingiu os 58.203 milhares de euros.

A NAER, criada em 2000 cuja extinção já foi anunciada, tinha como missão o desenvolvimento dos trabalhos necessários à preparação e execução das decisões sobre o NAL.

Sugerir correcção
Comentar