Mota-Engil e Novo Banco vendem negócios de portos aos turcos da Yildirim

Construtora liderada por Gonçalo Moura Martins aliena activos por 275 milhões de euros.Novo Banco também vende posição, herdada do BES

Foto
Depois de várias aquisições, Mota-Engil está a reequacionar as áreas de aposta. Dário Cruz

A Mota-Engil vai vender ao grupo turco Yildirim as concessões portuárias em Portugal, Espanha e Perú e a empresa logística, num negócio de 275 milhões de euros, segundo a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Mota-Engil e o Novo Banco venderam o negócio dos portos ao grupo turco  Yildirim. O anúncio foi feito nesta terça-feira depois do fecho da Bolsa de Lisboa.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil vendeu as concessões portuárias em Portugal, Espanha e Perú (da subsidiária Tertir) e a empresa Mota-Engil Logística por 275 milhões de euros. Antes da dessa transacção se efectivar haverá “algumas operações de reorganização societária”, indicou.

Tal como o PÚBLICO avançou, o mote para a venda do negócio dos portos foi dado pelo Novo Banco, cuja participação de 36,87% na Tertir transitou do BES. O banco liderado por Stock da Cunha também anunciou ontem a alienação desta participação e espera que a operação fique fechada “até ao final do ano corrente”. O Novo Banco sublinhou que a venda terá “um impacto positivo nos resultados líquidos, rácio de solvabilidade e de liquidez” da instituição. A Autoridade da Concorrência ainda terá de dar luz verde ao negócio.
Em comunciado, a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins disse que esta venda acontece “na sequência da decisão estratégica de saída do segmento portuário em sintonia com o reforço recente que o grupo fez no segmento de resíduos”. Recentemente a Mota-Engil ganhou a corrida à privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF). 

“O encaixe financeiro resultante desta transacção irá permitir a optimização e o reforço da sua estrutura de capital, em linha com a estratégia financeira delineada”, diz ainda a Mota-Engil, em comunicado enviado à CMVM.

Gonçalo Moura Martins, disse em comunicado que as “várias demonstrações de interesse que foram surgindo nos últimos anos” reconhecem a “qualidade da gestão promovida ao longo de quase uma década pela Mota-Engil no sector portuário”.

Sugerir correcção
Comentar