Morreu Hans Riegel, o pai dos ursinhos de goma

Desaparece aos 90 anos uma das figuras do milagre económico alemão a seguir à II Guerra Mundial. Riegel, dono de 50% da Haribo, deixa à empresa de confecção de doces aquela que é a sua imagem de marca, os ursinhos de goma.

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Hans Riegel, numa foto de 2009 AFP PHOTO/ROLF VENNENBERND
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As famosas gomas da Haribo REUTERS/Ina Fassbender

Morreu na terça-feira Hans Riegel, que, em 70 anos, construiu o império da Haribo, a empresa que nasceu entre guerras e renasceu depois da II Guerra Mundial. A empresa alemã emprega 6000 trabalhadores distribuídos por 15 países e produz cerca de 100 milhões de ursinhos de goma. A Forbes estima que a fortuna de Riegel esteja avaliada em 2900 milhões de dólares (2100 milhões de euros).

Sediada na cidade alemã de Bona, o nome da marca Haribo é um acrónimo resultante da soma do nome do fundador com a cidade natal. A companhia começou com um saco de açúcar, um bloco de mármore, um banco, um forno de tijolo, uma chaleira e um rolo.

A empresa nasceu em 1920, pela mão de Hans Riegel pai, e chegou a contar com 400 trabalhadores na década de 1930, antes do início da guerra. O produto mais emblemático da Haribo teve origem em 1922, com o lançamento do “urso dançarino”, ligeiramente maior do que os sucessores e cujo nome foi inspirado nos ursos treinados para actuar em festividades e mercados anuais na Alemanha do século XIX. Dois “ursos dançarinos” custavam apenas dois pfennig (valor que correspondia a dois centavos de marco), o que fazia a diferença numa República de Weimar arrasada pela inflação galopante e pela constante desvalorização do marco.

A Haribo viria a ser fortemente abalada pela II Guerra Mundial, primeiro pela escassez de matéria-prima, depois pelo óbito do fundador. Ao regressar a casa em 1946, depois da detenção num campo norte-americano de prisioneiros de guerra, Hans e o irmão Paul – que morreu em 2009 – dedicaram-se a reconstruir o negócio de família.

Com apenas 30 empregados, Riegel assumiu o sector empresarial da companhia (incluindo o marketing e vendas) enquanto o seu irmão tratava do sector de produção. Em 1950, a companhia já empregava perto de 1000 trabalhadores. Uma década depois nasciam os ursos de goma, ainda hoje comercializados pela Haribo, e, em 1967, os Gold Bears tornavam-se marca registada.

Nas décadas seguintes viria a ter lugar a consolidação e expansão da empresa a nível mundial, exportando hoje para mais de uma centena de países. Hans Riegel, que tinha um tumor no cérebro, morreu devido a falha cardíaca. Ainda não há informações sobre o testamento, mas o Spiegel  Online noticia que as acções de Riegel vão para uma fundação privada criada para garantir que os membros da sua família manteriam a tutela da Haribo.
 

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