Ministra das Finanças reúne-se quarta-feira com investidores em Londres

Após a deslocação à capital inglesa, Maria Luís Albuquerque segue para os encontros de Primavera do FMI e Banco Mundial.

Foto
Ministra recebeu, em Julho de 2011, informação sobre swaps da CP com opção de cancelamento Miguel Manso

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, desloca-se quarta-feira a Londres, onde irá, de acordo com as informações da assessoria de imprensa deste ministério, encontrar-se com investidores.

Esta nova ronda da ministra ocorrerá poucos dias depois de o IGCP, agência que gere a dívida pública, ter anunciado que vai voltar ao mercado através de leilões, e não com o apoio de um sindicato bancário, como fez nas últimas operações a longo prazo. Conforme já anunciou o organismo presidido por João Moreira Rato, o IGCP pretende avançar com um ou dois leilões de dívida de longo prazo até ao final de Junho, com a perspectiva de angariar até 750 milhões de euros por leilão.

Este será um bom momento para avaliar o apetite dos investidores face à dívida portuguesa, numa fase em que está prestes a terminar o actual programa de assistência económica e financeira assinado com a troika de credores (FMI, BCE e Comissão Europeia). Será, aliás, a primeira vez que o IGCP dá este passo desde Maio de 2011. A actual conjuntura parece favorável, já que os juros no mercado secundário têm vindo a descer. Na sexta-feira, estavam nos 3,85% quando, há um mês, o valor das obrigações era de 4,84%.

Após a viagem a Londres, Maria Luís Albuquerque parte para Washington, onde ficará entre 10 e 13 de Abril. A deslocação insere-se no âmbito do encontro de Primavera organizado pelo FMI e pelo Banco Mundial. O pontapé de saída será dado pelo economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, que, logo na terça-feira, vai apresentar as previsões mais recentes desta organização, através da actualização dos dados do World Economic Outlook.

Este tipo de encontros, que reúne centenas de altos responsáveis governamentais e gestores e empresários de topo, permite a realização de vários encontros, mais ou menos formais.

Sugerir correcção
Comentar