Mais de metade das 20 marcas com melhor reputação em Portugal são estrangeiras

Google, Delta e Nestlé encabeçam a lista elaborada pelo Reputation Institute

Foto
Google é a empresa com melhor reputação em Portugal Emmanuel Dunand/AFP

Mais de metade das 20 marcas com melhor reputação em Portugal são estrangeiras. De acordo com a lista elaborada pela consultora Reputation Institute, a Google, a Delta e a Nestlé ocupam as três primeiras posições. Seguem-se a Danone, a Renova e a Microsoft.

No total, onze das marcas (eleitas através de inquéritos) são de origem internacional. Entre as marcas portuguesas estão a Sumol+Compal, a Luso, a Vista Alegre, a RFM, a Super Bock, o Pingo Doce e a TAP (na 20ª posição). A lista inclui ainda marcas como a Nespresso ou a Rolex, identificadas entre um universo global de 170 empresas a actuar em Portugal.<_o3a_p>

A avaliação é feita através de um índice de reputação que varia entre os zero e os 100 pontos. Em termos globais, as empresas e marcas conseguiram melhorar a sua imagem em 2014 e o indicador relativo ao “ambiente económico” cresceu pela primeira vez desde, pelo menos, 2012, indica a consultora. Este ano o índice situa-se nos 66,46 pontos, enquanto que em 2011 alcançava os 68,41 pontos.

O estudo avaliou também a reputação das cotadas no PSI 20, o principal índice na Bolsa de Lisboa. Os inquiridos – cerca de 40 mil em Portugal – identificaram a Sonae como a empresa mais reputada. Segue-se os CTT, a Galp, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel. <_o3a_p>

A Ikea é a empresa do sector do retalho com melhor imagem. Já nos produtos de bens de consumo distingue-se a Renova. O sector da alimentação é liderado pela Delta e, na restauração, os portugueses elegeram a H3. A Vodafone foi considerada a marca mais reputada no sector das telecomunicações e a Bayer entre as farmacêuticas.<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar