Mais de 40% das vendas nos supermercados são feitas em promoção

Produtos alimentares contribuíram para o resultado positivo no segundo trimestre da grande distribuição, de mais 1% face ao ano passado

Foto
Apenas 12 semanas de 2014 não tiveram promoções fortes Enric Vives-Rubio

No segundo trimestre do ano 41% das vendas feitas pelas cadeias de grande distribuição foram de produtos em promoção. De acordo com o barómetro de vendas da Associação Portuguesa das empresas de Distribuição (APED), divulgado nesta quarta-feira, no ano passado no mesmo período a percentagem de vendas em promoção era 36%. Estes dados referem-se apenas a produtos alimentares e de grande consumo.

O volume de vendas no sector alimentar, ou seja, nos hiper e supermercados, aumentou 2% entre Abril e Junho para 2470 milhões de euros e, o preço médio cresceu 0,9%. Ao mesmo tempo, os portugueses deslocaram-se menos às lojas (-4%).

Contudo, não se verificou uma evolução tão acentuada nos produtos não alimentares, cujas vendas recuaram 0,6%, muito devido à queda no volume de vendas de combustíveis - de  2,3% para 861 milhões de euros.

Somando as vendas do retalho alimentar e não alimentar, a grande distribuição registou um volume de 4241 milhões de euros no período em análise, mais 1% face ao ano passado.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários