Levantamentos no Multibanco no valor mais baixo desde pedido de resgate

Número de levantamentos nas caixas automáticas caiu em Janeiro. Montantes movimentados baixaram para 2073,3 milhões de euros.

Foto
O número de notas de dez euros levantadas aumentou Pedro Cunha

Depois de uma queda no valor das compras e dos levantamentos através da rede Multibanco no ano passado, os primeiros números de 2013 apontam para uma nova contracção, embora ligeira, nos levantamentos nas caixas automáticas.

Numa conjuntura de crise e de menor rendimento disponível das famílias, os portugueses levantaram, em Janeiro, 2073,3 milhões de euros na rede Multibanco, menos 5,3 milhões de euros do que no mesmo mês de 2011 (uma quebra homóloga de 0,25%).

De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal, face a Dezembro, houve uma descida de 468,1 milhões (equivalente a 18,42%), num movimento habitual entre o mês do Natal e o primeiro mês do ano seguinte.

Em Janeiro, registou-se o valor mais baixo de levantamentos desde o pedido de resgate financeiro (em Abril de 2011), se desta análise for excluído Fevereiro de 2012, já que o segundo mês de cada ano tem, por regra, um menor volume de operações por ter 28 ou 29 dias.

Estes dados ajudam a enquadrar a evolução do consumo dos portugueses no primeiro mês de 2013, num período marcado pela redução no rendimento disponível das famílias, por um agravamento da carga fiscal dos contribuintes e pelo aumento do desemprego.

As idas às caixas automáticas para levantamentos diminuíram no ano passado, conduzindo a uma quebra nas operações para 27.299 milhões de euros, menos 468,2 milhões de euros (uma contracção de 1,69%).

Estes montantes incluem levantamentos com cartões emitidos em Portugal e no estrangeiro e ainda levantamentos realizados no estrangeiro com cartões registados na rede Multibanco. Ao todo, houve uma diminuição no número de operações, à parte do aumento de levantamentos em cartões emitidos no estrangeiro e de levantamentos feitos fora de Portugal.

O número de notas de dez euros levantadas nas caixas automáticas subiu, ao contrário das denominações de cinco, 20 e 50 euros.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar