Juros da dívida de Portugal acima de 6% a dez anos

Patamar foi atingido pela primeira vez desde 6 de Novembro.

Foto
Juros a dez anos subiram até aos 7,508% a 12 de Julho devido à crise política PÚBLICO/Arquivo

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam nesta quarta-feira a subir em todos os prazos e a dez anos para níveis acima dos 6% pela primeira vez desde 6 de Novembro.

Cerca das 08h50, os juros a dez anos estavam a ser negociados a 6,024%, acima dos 5,971% do encerramento de terça-feira, após dez sessões consecutivas abaixo dos 6%.

Depois de terem subido até aos 7,508% a 12 de Julho devido à crise política, os juros a dez anos fecharam, entre 6 e 25 de Setembro, em níveis sempre acima dos 7%.

O recuo dos juros nos dois prazos “acompanha a descida nas taxas das Obrigações do Tesouro das últimas semanas”, constata Filipe Silva, director da gestão de activos do Banco Carregosa. Num comentário enviado às redacções, enfatiza que a descida na dívida emitida a três meses “equivale à subida que tínhamos tido de Setembro para Outubro, o que nos leva a ver aqui um intervalo de taxas em que a dívida flutua”.

Os juros da dívida a dois anos estavam nesta quarta-feira a ser negociados a 3,447%, acima dos 3,441% do encerramento de terça-feira, dia em que terminaram abaixo dos 4% pela 18.ª sessão consecutiva desde 28 de Agosto. A 13 de Setembro, os juros neste prazo fecharam a 5,987%, um máximo desde o início do ano.

No prazo de cinco anos, os juros estavam a negociar a 4,919%, acima dos 4,874% do encerramento de terça-feira e abaixo dos 5% pela décima sessão desde 19 de Junho. O valor máximo dos juros a cinco anos foi atingido a 12 de Julho, durante a crise política, quando subiram até aos 7,324 por cento.

A 6 de Novembro, os juros a cinco e dez anos terminaram respectivamente abaixo dos 5% e 6% pela primeira vez desde Junho deste ano.

Os juros a dois anos também estão a cair sustentadamente, já que estão há 18 sessões consecutivas a fechar abaixo dos 4%, ou seja em níveis registados em Agosto.

Entretanto, os juros da dívida soberana da Irlanda e da Itália estavam nesta quarta-feira a subir em todos os prazos. Os juros de Espanha estavam a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos. Os juros da dívida da Grécia a dez anos, os únicos disponíveis, também estavam a subir face a terça-feira, depois de terem atingido a 7 de Novembro o valor mínimo desde Abril de 2010.
 

Sugerir correcção
Comentar