João Semedo defende canalização de metade dos fundos comunitários para o Norte

A região Norte “foi uma vítima privilegiada das políticas da troika”, diz o coordenador do Bloco de Esquerda.

Foto
O Governo “vai insistir na austeridade”, diz João Semedo Daniel Rocha

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo defendeu nesta segunda-feira a canalização de metade dos próximos fundos comunitários para o Norte, região “muito, muito, muito pobre” com as políticas da troika e do PSD/CDS-PP.

“Para o investimento necessário, a região Norte deveria beneficiar de metade das disponibilidades dos próximos fundos comunitários, mas isso não está garantido porque, mais uma vez, os interesses que se concentram e residem em Lisboa impedirão que isso assim seja”, frisou João Semedo, após uma reunião com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N), no Porto.

Na sua opinião, o Norte tem um “peso muito importante” nas exportações totais do país e dá um “grande contributo”  à criação de riqueza nacional, por isso, devia em matéria de fundos comunitários ser “municiada” daquilo que são as suas necessidades.

“Não estamos a pedir nenhuma situação de excepção ou especial favor, mas queremos que se olhe para a região Norte, que sistematicamente é prejudicada, com outros olhos e maior investimento”, disse.

O coordenador do BE lembrou que o Norte é a região onde há maior índice de pobreza, maior número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), a taxa de desemprego é superior à média nacional e dois em cada cinco jovens estão sem emprego. “Esta região foi uma vítima privilegiada das políticas da troika”, frisou.

Os projectos a beneficiar nesta região, no âmbito do quadro comunitário 2014-2020, devem estar relacionados com a criação de postos de trabalhos, combatendo a pobreza e favorecendo o crescimento económico, considerou.

João Semedo defendeu ainda a canalização de verbas para corrigir carências no domínio das infra-estruturas. “Quando olhamos para o que o Governo anuncia para o último ano de mandato só podemos tirar a conclusão de que não aprendeu, nem corrigiu os erros, mas vai insistir na austeridade”, salientou.

Segundo o bloquista, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas podiam ter “feito diferente”, mas decidiram submeter “toda a sua política” à vontade dos credores, tendo agora problemas para pagar os juros.

Sugerir correcção
Comentar