Inflação na zona euro mantém-se nos 0,2%

Variação dos preços estabilizou nos últimos meses na zona euro. Tarefa do BCE de recuperação da inflação ainda está por concluir.

Foto
Medidas do BCE continuam a potenciar a descida das taxas Euribor. REUTERS/Kai Pfaffenbach

A taxa de inflação na zona euro manteve-se estável em Julho e a níveis que ficam ainda muito abaixo do objectivo de médio prazo do Banco Central Europeu (BCE).

De acordo com os dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat, a variação anual dos preços na zona euro em Julho foi de 0,2%, o mesmo valor registado em Junho e ligeiramente abaixo dos 0,3% de Maio.

Este resultado, que já era esperado pelos analistas, comprova que o processo de subida da taxa de inflação desejado pelo BCE irá desenrolar-se de forma lenta. Em Março, o banco central liderado por Mario Draghi começou a realizar mensalmente compras de 60 mil milhões de euros de activos, incluindo títulos de dívida pública. O objectivo é o de retirar a inflação dos valores muito baixos em que se encontra, reduzindo o risco de caída da zona euro na armadilha da deflação.

Em Maio, a taxa de inflação voltou para valores positivos, mas mantém-se ainda bastante abaixo do objectivo de médio prazo do BCE de uma variação dos preços abaixo mais próxima de 2%.

A melhor notícia para o banco central trazida pelos resultados de Julho foi que a taxa de inflação “core”, aquela que não leva em conta a evolução dos preços mais voláteis como os dos combustíveis e alimentação, acelerou para 1%, o valor mais alto dos últimos 15 meses. Este indicador melhora as expectativas em relação aos impacto que a política expansionista do BCE pode vir a ter nos próximos meses.

Sugerir correcção
Comentar