Indústria em Portugal registou a maior subida da UE de Abril para Maio

Em termos homólogos, a indústria nacional registou o terceiro maior crescimento.

Foto
O emprego na indústria diminuiu 4,4% em Junho Foto: Daniel Rocha

A produção industrial em Portugal foi a que, em termos europeus, mais aumentou em Maio, quando comparado com Abril, registando um acréscimo de 6,1%. Em termos homólogos, registou a terceira maior subida – 4,5% - na União Europeia que, no seu conjunto, recuou 1,6%, anunciou nesta sexta-feira o Eurostat.

Comparando Maio deste ano com o do ano passado, a produção de bens de consumo duráveis caiu 6,2% por cento na zona euro e 5,1% no total da União Europeia. Em contraciclo, Portugal, apenas antecedido pela Lituânia (+ 21,6%) e pela Estónia (+6,3) viu a sua indústria crescer. É a segunda subida homóloga consecutiva do país, depois de, em Abril, a produção industrial ter crescido 2,3%.

Mas, no espaço europeu, outros puxaram a média para baixo, com destaque para a Irlanda e Suécia (-7,7% em ambos os países) e Bulgária (-6%).

Face a Abril deste ano, o país foi o que mais aumentou a sua produção, seguido da Letónia (2,2%) e Estónia o terceiro (2%). Já a Roménia (-10,7%), a Lituânia (-6,3%) e a Suécia (-3,8%) lideraram as quedas.

Sugerir correcção
Comentar