Índice de confiança dos consumidores atinge valor mais alto desde Dezembro de 2009

Em Abril, os portugueses melhoraram as perspectivas sobre a evolução económica do país e da situação financeira das famílias.

Foto
Comércio melhorou expectativas de negócio Público

O índice de confiança dos consumidores aumentou ligeiramente em Abril e registou o valor mais elevado desde Dezembro de 2009, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). A evolução positiva acontece desde o início de 2013.

Esta recuperação do indicador é explicada pela melhoria das expectativas sobre a evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar (que tinha vindo a agravar nos três meses anteriores). Contudo, as “apreciações sobre a evolução da poupança” agravaram-se, interrompendo a trajectória positiva observada desde o início de 2013.

Ao mesmo tempo, o indicador de clima económico aumentou de forma ténue em Abril, prolongando o perfil ascendente iniciado em Janeiro de 2013, refere o INE. Em Abril, o indicador de confiança aumentou no Comércio, diminuiu na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas e estabilizou nos Serviços.

No caso do comércio, desde Fevereiro de 2012 que as expectativas evoluem de forma positiva e, no mês em análise, o índice registou o valor mais elevado desde Maio de 2002. “A recuperação deste indicador em Abril resultou do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspectivas de actividade, mais expressivo no primeiro caso, uma vez que as apreciações sobre o nível de existências contribuíram negativamente”, escreve o INE.

Na construção e obras públicas a queda do indicador de confiança interrompeu a trajectória evolutiva que começou em Agosto de 2012. A diminuição em Abril “reflectiu o contributo negativo das perspectivas de emprego, uma vez que o saldo das opiniões sobre a carteira de encomendas estabilizou”. 

 

Sugerir correcção
Comentar